Fotografia: Câmara de Lousada

O professor universitário e ensaísta português Carlos Fiolhais vai estar, no dia 16 de Fevereiro, na Casa das Videiras, numa palestra intitulada “A ciência e os seus inimigos”, curiosamente o título de um dos seus livros, editado pela Gradiva.

No dia 22 realiza-se uma outra palestra que conta com a participação do Prof. Doutor Ernestino Maravalhas, especialista em entomologia com vários livros e artigos científicos publicados.

Ernestino Maravalhas tem desenvolvido trabalhos na área da biologia e biogeografia e mantém bases de dados de animais Portugueses. É ainda membro fundador do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Citado  em comunicado, o vereador do Ambiente, Manuel Nunes, destacou que vão ser realizadas actividades com periodicidade quinzenal, no âmbito da animação ambiental para adultos e infanto-juvenil, contando com palestras com cientistas, cafés com ciência, apresentação de livros, oficinas, teatros, entre outras actividades.

Refira-se que o Centro de Educação Ambiental está instalado na Casa das Videiras, tendo entrado em funcionamento no passado dia 5 de Dezembro, junto ao Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.

Este espaço tem uma vocação lúdico-didática orientada para a realização de actividades de educação ambiental formal e informal, com o intuito de promover a protecção do meio ambiente e a sua valorização junto da comunidade.

É, também objectivo do centro proporcionar formação em matéria de ambiente e conservação da natureza a agentes educativos e aos estudantes.

A Casa das Videiras – Centro de Educação Ambiental, resulta de um investimento de 180 mil euros financiado em 85% pelo Norte2020 e FEDER.