Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

As obras de remodelação total dos Blocos Públicos do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira vão começar em breve, anunciou o vereador da Habitação da Câmara de Lousada. “Faltam poucas semanas para que os moradores comecem a ver movimento, montagens de estaleiro e início de obras. A intervenção será demorada face ao número de blocos intervencionados e ao tipo de obras de fundo que serão feitas, apostando na melhoria da infra-estrutura, conforto térmico, mudança de caixilharias, cobertura, arranjos exteriores e zonas de passagem/zonas comuns”, descreve Nelson Oliveira.

O autarca aproveita ainda para pedir a compreensão dos moradores face aos meses de trabalhos que se avizinham. “As obras são difíceis, geram constrangimentos, mas só assim é que podemos ter as melhorias ansiadas há décadas. è uma alegria enorme vermos que finalmente a obra vai ser uma realidade. Esta população merece”, declara.

Segundo o vereador, a câmara reuniu com os responsáveis técnicos do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) e os vários técnicos das empresas de construção civil que vão levar a cabo a obra, no final da semana passada.

Recorde-se que o concurso para a empreitada de requalificação do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, no centro da vila, foi lançado no ano passado. A obra, orçada em 4,5 milhões de euros (já com IVA) tem prazo de execução de 450 dias. Envolve, segundo a informação publicada, na altura, em Diário da República, a “reabilitação das partes comuns, incluindo substituição de revestimentos, instalações eléctricas e redes prediais”, “pinturas e isolamento térmico das paredes exteriores, substituição de caixilharias e estores” e “reabilitação de coberturas, entre outros trabalhos”.

A obra incidirá em 10 dos 12 blocos habitacionais. O IHRU é proprietário da maioria, mas o empreendimento é de propriedade mista, já que há inquilinos que compraram as suas fracções.