São cerca de 4,3 milhões de euros que vão ser investidos na saúde em Lousada na requalificação da unidade da sede do concelhos, de 400 mil euros, e de Lustosa, de 280 mil euros, na ampliação da estrutura de Meinedo, 950 mil euros, assim como na construção do Centro de Saúde do Mezio, uma obra de 2,6 milhões.

Os números foram avançados num encontro do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde, que se realizou em Lousada, após ter sido publicada a terceira fase dos Avisos de Reprogramação do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR).

Para o vereador responsável por esta pasta no município era uma “prioridade” dotar o concelho de “melhorias claras nas unidades de saúde existentes e um novo centro de saúde na área do Mezio que pudesse abranger os utentes desta área geográfica”.

Para isso, o município adquiriu este ano um terreno junto à Estrada Nacional, com “excelentes acessibilidades e próximo de várias freguesias, de forma que este investimento pudesse ser previsto”, explicou Nelson Oliveira, acrescentando que foi ainda lançado . o Aviso do PRR para a Construção do Centro de Saúde do Mezio, com um investimento previsto de 2.6 milhões de euros.

A reunião magna serviu ainda para Nuno Lopes, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III – Vale do Sousa Norte, anunciar que se mantém a cobertura total de médicos de família nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras, excetuando os utentes que, por alguma razão, não pretendem recorrer às unidades do SNS (Serviço Nacional de Saúde).

Foi ainda confirmado que já se iniciou o procedimento para a criação da Unidade de Saúde Familiar de Caíde de Rei, com as reuniões preparatórias das equipas médicas. É certo ainda que, durante o mês de dezembro este espaço vai ser reforçado com mais clínicos.