A Câmara de Lousada anunciou que vai avançar com um programa de “Promoção da Esterilização de Animais de Companhia” destinado a famílias carenciadas.

A autarquia explica que quer “incentivar o controlo da reprodução de animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, como forma de controlo da população animal”.

Assim, e visto que “a esterilização é um processo oneroso para muitas famílias que têm dificuldade em suportar os seus encargos familiares básicos”, este programa vai apoiar as famílias carenciadas, que tenham cães e gatos com mais de seis meses e que residam na área do município, a realizar a esterilização. O município vai disponibilizar vouchers com esse objectivo.

A Câmara salienta que “só são elegíveis para efeitos do apoio as famílias que se encontrem em situação de carência económica verificada através da aplicação do Regulamento para Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Lousada que se encontra em vigor”, sendo necessária formalizar um requerimento ou no site do município ou junto dos serviços municipais.