A Junta de Freguesia de Ermesinde e a ERP Portugal, plataforma europeia dedicada à gestão de resíduos, estão a promover a recolha solidária de pilhas usadas, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Segundo fonte da plataforma, a recolha solidária de pilhas usadas, que devem ser colocadas nos pontos criados na freguesia, irá beneficiar quem mais precisa através da entrega de um donativo a instituições de cariz social, já no início do próximo ano.

Por cada 500 quilos de pilhas usadas recolhidas, a ERP Portugal e a Junta de Ermesinde irão doar 250 euros a instituições de cariz social da freguesia, traduzidos em bens essenciais e obras sociais.

A Junta da Freguesia de Ermesinde irá disponibilizar pontos de recolha na sede da Junta, posto da Travagem, mercado municipal e lojas sociais.

O objectivo da iniciativa é também promover um gesto preventivo e amigo do ambiente.

“As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o ambiente e para saúde, tais como metais pesados tóxicos e não bio-degradáveis, cádmio, lítio, níquel, mercúrio e chumbo. O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água e lençóis freáticos, e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos”, diz nota de imprensa.

Estes resíduos podem ser encaminhados através da rede Depositrão, da ERP Portugal, que conta já com mais de 2.600 pontos onde é possível depositar selectivamente estas pilhas e acumuladores, garantido o tratamento e a reciclagem correta destes resíduos.