As estruturas da JSD de Penafiel, Marco de Canaveses e Paredes reuniram com dois portadores de deficiência da região, Gonçalo Novais e o Cristiano Magalhães, para ouvir as preocupações relativas às medidas de protecção e estabilização dos postos de trabalho de pessoas com deficiência e incapacidade durante a actual pandemia.

Recorde-se que, recentemente, houve um apelo através de uma carta às entidades governativas,sem no entanto terem sido adoptadas medidas.

“Foi-nos dado conhecimento das reivindicações destes jovens, que pertencem aos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses e Paredes, e não poderíamos ficar indiferentes a esta causa que deve ser de todos. De acordo com as informações que nos transmitiram, existem vários projectos a sair no âmbito da empregabilidade e o que solicitam, nesta fase mais difícil que estamos a atravessar, é que se iniciem rapidamente. Contudo, as preocupações não ficam por aqui e é essencial discutir e sensibilizar a sociedade civil para a inclusão e a sua importância”, explica nota de imprensa.
“A reunião permitiu dar nota também de outras preocupações existentes, como o fraccionamento de concursos públicos para impossibilitar a contratação de PCDI, assim como a necessidade de criar projectos baseados na ‘Inclusão pela Capacitação’ e não apenas projectos com base no assistencialismo”, acrescentam.