Na sexta-feira da semana passada, realizaram-se duas iniciativas cujo propósito passou pela reflexão acerca de temas da actualidade e estratégias de grupo para a resolução de problemas.

“Atlantas, um mar de amigos” é a designação do projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Diplomacia Euro-Atlântica Portugal (EADA-Portugal), a que a Câmara Municipal de Lousada se associou.

Nesse sentido, a actividade teve como destinatários os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Lodares, sendo um projecto desenvolvido pela EADA-Portugal, a que a Câmara Municipal de Lousada se associou.

Os mais novos foram convidados a participar num exercício em que se procurava sublinhar que “a procura constante do consenso é também um desafio perpétuo que ajuda os participantes a explorarem a significância do processo democrático no seio das grandes organizações internacionais”.

A mesma equipa desenvolveu também uma actividade com turmas do 12.º ano da Escola Secundária de Lousada. Esta acção foi promovida pela Câmara Municipal e pelo YAGU – Associação Juvenil de Compreensão Geopolítica.

De acordo com representantes da YAGU o “objectivo primordial passa pela consciencialização dos mesmos no que concerne à compreensão de temáticas de natureza geopolítica que se manifestam na actualidade, bem como a clarificação de conceitos como a geopolítica, geoeconomia e geoestratégia e respectivo impacto nas Relações Internacionais”.

O projecto educativo Strategus tem como destinatário principais os jovens do ensino secundário.