São tantos os casos de sucesso desportivo nesta região, que este ano resolvemos introduzir a categoria de Jovem Desportista do Ano.

E se há nome merecedor de inaugurar essa categoria é o de José Ribeiro, atleta do Clube de Propaganda da Natação, de Ermesinde, que é bi-campeão da Europa de Natação, tendo vencido recentemente os europeus para atletas com síndrome de Down nas provas de 400 e 800 metros livres. José Ribeiro conquistou duas medalhas de ouro nos campeonatos europeus Open DSISO,em Paris. Estabeleceu ainda um novo recorde nacional, assumindo-se como um exemplo de superação e dando um testemunho de que a determinação pode superar todos os obstáculos.

José Ribeiro é um testemunho vivo de que a deficiência não é um bicho de sete cabeças e que a força de vontade pode mover montanhas e formar campeões. Mas também mostra que o sucesso está dependente de muito trabalho e espírito de sacrifício, já que este atleta treina sete vezes por semana.

Parece-nos que pode ser um exemplo a seguir por muitos jovens da região.

Manuel Ferreira, campeão de ciclismo adaptado de Penafiel

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Manuel Ferreira, residente em Galegos, atleta de ciclismo adaptado da ADRAP que em 2017 venceu as principais provas nacionais, é outro exemplo de coragem e abnegação.

No ano passado, foi campeão nacional de pista contra-relógio (500 metros), vice-campeão nacional de pista perseguição, campeão nacional de contra- relógio, campeão nacional de fundo e venceu a Taça de Portugal. Agora encara um desafio maior: faltam-lhe verbas para participar em provas internacionais e chegar aos convocados dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Com a mesma determinação e empenho com que encara cada prova, o atleta lançou-se, por isso, numa missão com o objectivo de angariar as verbas necessárias que lhe permitam concretizar o sonho de competir no estrangeiro, em provas em Espanha, Itália e Bélgica, promovidas pela União Ciclista Internacional.

Apesar das dificuldades que enfrentou, o atleta acredita que não há limites quando se tem determinação e vontade e mostra-se confiante vai conseguir atingir os seus propósitos.

Até lá, Manuel Ferreira vai continuar a fazer o que gosta, preparando-se para as provas nacionais com treinos de duas a três horas por dia e percursos entre 40 a 120 quilómetros.

Leonor Bessa, golfista campeã nacional de Paredes

Este não é o primeiro ano em que Leonor Bessa, jovem atleta paredense, dá mostras do seu valor. Mas a nova campeã nacional amadora de golfe é exemplo de uma jovem determinada numa modalidade que está em expansão e começa a ter cada vez mais praticantes.

Leonor Bessa, atleta do Club de Golf de Miramar, é detentora do título de bi-campeã nacional de sub-18 e tornou-se na primeira mulher a vencer o Campeonato Nacional Absoluto de Pitch&Putt.

É uma das jovens promessa do golfe nacional e um exemplo para muitos jovens que estão a iniciar-se na modalidade e almejam um futuro desportivo no golfe.

A jovem de Paredes que está a fazer o curso de jornalismo, mas sonha em ser golfista profissional começou a praticar a modalidade há alguns anos, por influência da família e amigos. Leonor Bessa integra ainda o plantel da selecção portuguesa de golfe somando já diversas internacionalizações, incluindo em campeonatos da Europa e do mundo.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva/Desportista do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano