João Barbosa, um jovem de 22 anos residente em Cristelo, Paredes, recebeu um convite para um encontro com a ex-namorada. A reunião ficou marcada para junto do jardim que fica no centro desta freguesia, mas depressa transferiu-se para um local ermo nas traseiras da capela mortuária. E foi nesse local que João Barbosa acabou por ser alvo de uma emboscada, brutalmente agredido e esfaqueado.

O jovem acusa a antiga companheira e o actual namorado, um homem casado de Paços de Ferreira, de serem os autores das agressões e ambos foram detidos pela Polícia Judiciária. Estes foram presentes ao juiz de instrução do Tribunal do Marco de Canaveses, que decretou como medida de coacção a prisão domiciliária.

 

Ferido e ensanguentado, jovem pediu ajuda a um condutor

Este caso aconteceu na noite de sexta-feira da semana passada. Pelas 23h30, o jovem serralheiro dirigiu-se ao local onde tinha, previamente, combinado o encontro. A ex-namorada, uma rapariga residente no concelho de Paços de Ferreira, chegou à hora acordada e convenceu João a entrar no carro que parou, pouco depois, num descampado existente nas traseiras da capela mortuária de Cristelo.

Aí, o antigo casal iniciou uma conversa que, rapidamente, culminou em agressão. Segundo João Barbosa contou a familiares, quando a ex-namorada se apercebeu da chegada de dois homens encapuzados começou a bater-lhe e foi, logo, ajudada por estes. João foi agredido com paus, pedras e ainda esfaqueado com uma navalha que a GNR encontrou no local.

Abandonado combalido e ensanguentado, o jovem de Cristelo conseguiu percorrer algumas dezenas de metros para pedir ajuda ao condutor de um carro que estava estacionado nas imediações. E foi este quem chamou os bombeiros que transportaram a vítima para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, com ferimentos graves.

 

Vítima e agressores apresentam razões diferentes para o móbil do crime

Já no hospital, João admitiu que as agressões possam estar relacionadas com o facto de ter ameaçado revelar que a ex-namorada mantinha uma relação com um homem casado, com cerca de 40 anos e também residente em Paços de Ferreira. Terá sido este empresário que, alegou, o agrediu para o impedir que revelasse o relacionamento extraconjugal à esposa.

A ex-namorada e o alegado amante foram, logo no sábado, detidos e à Polícia Judiciária terão contado uma história diferente. A emboscada e as agressões foram realizadas para impossibilitar que João Barbosa continuasse a divulgar pormenores sobre a vida íntima da antiga companheira.

Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: o casal ficou detido e, já na segunda-feira, foi presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal do Marco de Canaveses. Após o interrogatório, os membros do casal ficaram sujeitos a prisão domiciliária com vigilância electrónica.

(Texto actualizado a 21 de Outubro, com as medidas de coacção. )