O escritor João Tordo vai estar na Biblioteca Municipal de Lousada no dia 18 de Novembro para ensinar “A arte do romance” no âmbito de uma oficina de escrita criativa.

“Da ideia inicial à redacção do texto. Da inspiração à transpiração. Tempos, arcos e personagens. Uma oficina que permite perceber quais as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de uma narrativa de ficção, tendo por base os objectivos definidos e a implementação de uma metodologia de trabalho”, explica nota de imprensa da Câmara Municipal de Lousada.

A actividade destina-se ao público em geral e é gratuita, mas é necessária inscrição.

João Tordo nasceu em Lisboa, em 1975. É formado em Filosofia e trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais.

Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, mais tarde, o Prémio Literário José Saramago 2009 com “As Três Vidas” (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011.

Com o romance “O Bom Inverno” foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011) e do Prémio Fernando Namora (2011); a tradução francesa integrou os finalistas da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu.

Da sua obra publicada constam ainda os romances “O Livro dos Homens sem Luz” (2004), “Hotel Memória” (2007), “Anatomia dos Mártires” (2011), “O Ano Sabático” (2013), “Biografia Involuntária dos Amantes” (2014), “O Luto de Elias Gro” e “O Paraíso Segundo Lars D.”, os dois primeiros volumes de uma trilogia (2015).

Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, ou Brasil.