Prémios são entregues a 25 de Outubro e esta foi a terceira edição desta iniciativa

A entrega de prémios da 3.ª edição do “Transforma TI Valongo” acontece na segunda-feira. As seis melhores soluções tecnológicas para smartphone ou tablet (apps) vão receber cada uma o prémio monetário no valor de 1.500 euros.

Recorde-se que a iniciativa é promovida pelo Município de Valongo e implementada pelo CDI Portugal, através do Centro de Cidadania Digital de Valongo no âmbito do Projecto Switch to Innovation.

Entretanto já estão abertas as inscrições para a 4.ª Edição do Prémio Transforma TI Valongo, que arranca no dia 18 Novembro.

“O Transforma TI Valongo é um programa que permite aos jovens desenvolver ideias criativas, transformando-as em apps – soluções tecnológicas para smartphones ou tablet. O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia a dia e/ou que promova a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou ainda que ajude à resolução/minimização de um problema da comunidade de Valongo. Ao longo de um conjunto de sessões (60 horas no total), os jovens têm contacto com especialistas, possibilitando-lhes a experiência de empreendedores que concebem, desenvolvem e apresentam um produto ao mercado. Não é necessário saber programar para participar no Transforma TI Valongo”, salienta nota de imprensa da Câmara de Valongo.

Desta vez os vencedores foram a aplicação “Falar com as Mãos”, de Joel Teixeira Mota, que tem como meta “ajudar pessoas surdas a interagir com a comunidade e vice-versa”. “A aplicação tem um jogo para aprender gestos, oportunidade de encontrar ou registar tradutores, tem um dicionário de Língua Gestual Portuguesa, frases traduzidas para LGP e chat para a comunidade comunicar”, diz a autarquia.

Rafael Conceição criou a app “Green” que mostra vários pontos onde os utilizadores podem colocar o lixo, permite marcar com empresas especializadas para levantarem o lixo às habitações mediante um custo e ainda dá acesso a dicas do que fazer com materiais recicláveis.  

A “BeFree” de Gonçalo Filipe Pinto Pinheiro “reúne informação sobre desportos radicais e locais para a sua prática” e “permite o contacto com outros utilizadores para a prática de actividades radicais sempre com companhia”, enquanto a “CarWash”, aplicação de João Barroso Dias, “faz a gestão dos estabelecimentos que limpam veículos, mostrando a sua qualidade, o seu preço e as informações do estabelecimento”.

Quem precisa de material de mecatrónica e não sabe onde o encontrar com urgência pode recorrer à aplicação “Mecatronic Helper”, criada por José António Leal Francisco. “Faz o mapeamento do material mais barato e que está disponível mais rápido”, refere nota de imprensa.

Por último, será premiada a app “Lembrete Dia-a-Dia”, de José Miguel Dias Santos. “É uma solução para lembrar os utilizadores de coisas a fazer nos próximos dias e para pessoas esquecidas. Permite lembrar de pagamentos, listas de supermercado, consultas do médico, entre outros”, lê-se.