A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou que equipou todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS do concelho com soluções de tecnologia adaptada. O município diz que se tornou “no primeiro do país a fazer uma aposta desta dimensão na inclusão tecnológica dos mais idosos”.

A entrega de “17 Sistemas Interactivos siosLIFE” aconteceu no âmbito do projecto “Cultura Para Todos”, apoiado por fundos comunitários.

“Com estes equipamentos, todos os utentes destas instituições poderão realizar diversas actividades de estímulo físico e cognitivo, aceder a conteúdo multimédia, música, filmes e notícias, assim como manter-se em contacto com família e amigos através de videochamadas e troca de mensagens, fotos e vídeos”, refere nota de imprensa. “Tudo isto através de um sistema adaptado, baseado em interfaces naturais, como o toque e o movimento do corpo, e perfeitamente adaptado àqueles que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias”, garante a mesma fonte.

As instituições beneficiadas são: Associação Paços 2000; Centro de Convívio Eiriz; Centro de Convivo de Modelos; Centro Comunitário de Seroa; Centro Social e Paroquial de Arreigada; Centro Social e Paroquial de Carvalhosa; Centro Social e Paroquial de Ferreira; Centro Social e Paroquial de Figueiró; Centro Social e Paroquial de Frazão; Centro Social e Paroquial de Freamunde; Centro Social e Paroquial de Freamunde – Lar do Divino Salvador; Centro Social da Paróquia de Penamaior; Centro Social e Paroquial de Raimonda; Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira; Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Freamunde – Lar André Almeida; Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira; Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso e ProSénior – Universidade Sénior.