Começou esta segunda-feira o processo de substituição da iluminação pública por tecnologia LED no concelho do Valongo. Prevê-se que em quatro meses o concelho seja 100% LED.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, ajudou a substituir a primeira luminária, na Rua Rodrigues de Freitas, em Ermesinde, e acompanhou ainda os trabalhos em curso nas freguesias de Alfena, Valongo, Campo e Sobrado.
“No âmbito do Contrato de Eficiência Energética celebrado entre o município de Valongo e a EDP Comercial, serão substituídas em Valongo 16.000 luminárias, inclusive os cerca de 5.000 pontos de iluminação pública que foram desligados em 2012, que serão todos religados”, explica nota de imprensa da autarquia.
O consumo de energia será reduzido em cerca de 60%, havendo ainda menos custos de manutenção e redução das emissões de CO2, e estima-se uma poupança anual de 600 mil euros. “O contrato com a EDP no valor de 6,2 milhões de euros tem a duração de 16 anos, sendo que o investimento inicial será pago com as poupanças futuras”, salienta o município.
“Este projecto vem dar resposta a um dos maiores anseios da população, aumentando o sentimento de segurança na via pública, com uma solução inovadora, económica, mais eficiente e amiga do ambiente”, refere José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.
“Temos muito orgulho em ser o primeiro Município da Área Metropolitana a implementar este sistema inovador, que nos permitiu resolver um problema sem custos acrescidos para o erário público”, acrescenta o autarca.