Paços de Ferreira vai ter uma Academia Municipal Sénior e, tal como o nome indica, esta escola estará vocacionada para ensinar dança aos idosos do concelho. Neste momento, a Câmara Municipal, promotora do projecto, ainda está a recolher a inscrição das pessoas interessadas para depois escolher o local onde decorrerão as aulas. Mas enquanto esse processo não fica concluído, cerca de 300 dos futuros alunos da Academia participaram num flash mob que teve como palco o próprio edifício da autarquia.

 

Isaura dançou pela primeira vez aos 82 anos

Um dos participantes na sessão de dança que ocupou, na tarde desta quinta-feira, os dois pisos e o exterior dos Paços do Concelho foi Margarida Sequeira, de 77 anos. “Eu gosto de dançar, mas nunca pensei fazê-lo na Câmara”, admitiu a septuagenária. “Mas se houver mais vezes eu estarei presente”, acrescentou a utente do Centro Social e Paroquial de Frazão.

Idosos em flash mob

Um pouco mais ao lado, Ricardo de Brito, 86 anos celebrados recentemente, também tentava acompanhar os movimentos dos alunos da Escola Profissional Vértice. “Antigamente, dançava-se muito e isto faz-me lembrar esses tempos. É uma boa iniciativa e espero que não seja a última vez que aconteça”, referiu o idoso que frequenta o Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira.

Já Isaura Barbosa, utente do Centro Social e Paroquial da Seroa, aproveitou o flash mob realizado na Câmara Municipal para começar a aprender a dançar. “Nem em nova dancei. Trabalhei muito e não havia tempo para isso. Só agora é que estou a aprender e sempre que houver estarei cá”, revelou a mulher de 82 anos.

Idosos em flash mob

Isaura terá mais oportunidades para dançar se for um dos muitos idosos já inscritos na Academia Municipal Sénior, um projecto do pelouro da Acção Social da autarquia pacense. “Temos 300 idosos inscritos e ainda estamos a recolher inscrições. No final desse processo, vamos escolher um local adequado para o número de pessoas interessadas. Mas o mais certo é que os idosos sejam divididos em grupos para que as aulas de dança possam decorrer de uma melhor forma”, anunciou a vereadora Filomena Silva.

A autarca esclarece que tanto a Academia Municipal Sénior, como o flash mob integram uma estratégia municipal que visa o “envelhecimento activo”. “Os seniores são o nosso passado, o nosso presente e o futuro que queremos ter. A ideia destas iniciativas é que eles saibam que esta casa [Câmara] também é deles”, frisou.

Idosos em flash mob