A Casa da Cultura de Paredes vai acolher, dia 11, pelas 21h00, a apresentação da obra “Homens Livro”, de Bento Ramires, Carlos Mata e Rui Guedes, com coordenação de Patrícia Carneiro. A entrada é gratuita.

Trata-se de “um apelo à memória individual e colectiva das Bibliotecas Itinerantes Gulbenkian que, implementadas na segunda metade do século anterior, alteraram significativamente o panorama cultural de um Portugal obscuro e ensimesmado, oferecendo às populações o acesso ao conhecimento por via dos livros e da leitura”.

“A obra desenvolve-se através de documentos textuais e fotográficos, pertencentes aos acervos pessoais dos bibliotecários itinerantes Bento Ramires e Carlos Marta, de um conto do escritor Rui Guedes, também ele bibliotecário itinerante, de três entrevistas a antigos encarregados de biblioteca – do Continente, Açores e Madeira – realizadas pela escritora Patrícia Carreiro, e de um documento inédito da autoria de Armando Carmelo, encarregado da Biblioteca Itinerante Gulbenkian n.º33, no Redondo”, descreve a autarquia de Paredes.