A Junta de Freguesia de Irivo, no concelho de Penafiel, é a primeira a aderir à plataforma “Juntar A Junta”, uma aplicação móvel que que possibilita que um cidadão com um simples telemóvel possa aceder a um conjunto de dados e interagir com a junta de freguesia.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Junta de Freguesia de Irivo, José Miguel Fernandes, destacou que a adesão à plataforma surgiu após ter feito um mestrado em gestão autárquica. “Na altura tive conhecimento da plataforma. Achei que era uma ferramenta útil para os cidadãos da freguesia e contactei a equipa que desenvolveu o produto”, disse, salientando que, além das sugestões que a aplicação possibilita ao cidadão, a aplicação é fácil de usar e possibilita a aproximação entre eleitos e eleitores.

Segundo o autarca, a aplicação permite enviar sugestões, requerer informações sobre diferentes assuntos, sendo as sugestões posteriormente reencaminhadas para a autarquia ou para o serviço competente.

José Miguel Fernandes diz esperar que a aplicação venha a ter o máximo de adesão por parte da comunidade, funcionando esta como uma ferramenta de diálogo que permita aos cidadãos fiscalizar, também, o programa eleitoral do executivo.

A apresentação desta aplicação móvel decorre esta quarta-feira, numa iniciativa que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

”Estamos a falar de uma rede social que vai interligar o poder local. É uma ferramenta que liga o presidente da Junta de Freguesia aos seus fregueses”

Rute Maia, colaboradora do projecto “Juntar A Junta”, afirma que a aplicação tem colhido a simpatia de bastantes autarcas, sendo que outros autarcas do concelho de Penafiel querem aderir à plataforma. “Para já só a freguesia de Irivo aderiu à aplicação, mas acreditamos, até pelos contactos e pelo feedback que temos tido, que mais autarcas e mais juntas venham a subscrever o serviço”, sustentou, frisando que esta ferramenta convida os cidadãos a participar com propostas, a escrutinar o que foi feito e o que eventualmente esteja menos bem.

”Estamos a falar de uma rede social que vai interligar o poder local. É uma ferramenta que liga o presidente da Junta de Freguesia aos seus fregueses”, constatou, lembrando que utilizador pode reportar intervenções, ler notícias acerca da sua freguesia e, assim, participar nas decisões.

Rute Maia sublinhou, também, que a “app” pode ainda ser usada em qualquer ponto do país, mesmo que o utilizador esteja fora da alçada da sua junta de freguesia.

A utilização da aplicação é gratuita, sendo necessário fazer apenas um registo do utilizador.

A “Juntar A Junta” é uma aplicação que pode ser descarregada na Google Play e na Apple Store.

A aplicação foi desenvolvida pela equipa da “Juntar A Junta” que trabalha com software optimizado para juntas de freguesia. A empresa nasceu em Fevereiro de 2017 com o intuito de criar comunidades mais eficientes.

“O compromisso com o bem-estar das pessoas e uma visão de futuro fazem da Junta de Freguesia de Irivo pioneira no concelho de Penafiel”, avançou Rute Maia.