Já abriu a votação da segunda edição do Orçamento Participativo de Penafiel. No total há 25 projectos finalistas que vão à procura de apoio municipal. O período de votação abriu no passado dia 3 e prolonga-se até ao dia 17 de Fevereiro.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Penafiel vai disponibilizar 250 mil euros do seu orçamento para concretizar projectos apresentados pelos cidadãos do concelho, sendo que o valor máximo de cada projecto não pode ultrapassar os 50 mil euros e a sua implementação não pode ultrapassar os 12 meses.

O objectivo deste projecto é, segundo a autarquia, “reforçar a participação dos cidadãos, fomentando uma sociedade civil forte e activa na senda de um contínuo desenvolvimento da qualidade de vida no concelho”.

Nove propostas culturais e desportivas

A maioria das propostas apresentadas é de âmbito sócio-cultural e desportivo. Orçado em 49.500 euros o “Rota da cultura, 12 meses, 12 iniciativas, 12 experiências” tem como objectivo criar uma rota cultural com uma visita em cada mês do ano a 12 locais/museus/instituições proporcionando 12 experiências distintas aos utentes do centro de dia e da população mais carenciada da freguesia de Sebolido. Ainda nesta freguesia, há o projecto “Sebolido Cultura Viva” que, com 16 mil euro, pretende dinamizar, aglomerar e fazer representar os mais variados tipos de arte, com o propósito da promoção e representação da cultura local, procurando atingir as diferentes faixas etárias da população, e animando espaços como a sala de espectáculos do Centro Recreativo e Cultural de Sebolido, Museu e espaço envolvente, Igreja Matriz e espaço envolvente à mesma e Biblioteca. “Freguesia unida pela cultura e tradições”, do Rancho Folclórico S. Vicente de Irivo, é uma proposta de 18.500 euros que visa apoio para continuar a levar aos quatro cantos de Portugal e além-fronteiras as tradições, usos e costumes da região e ainda realizar novas iniciativas culturais.

Na mesma senda, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares das Termas de S. Vicente apresenta uma ideia orçada em 20 mil euros para registar o Grupo de Cavaquinhos de S. Miguel de Paredes como Grupo de Cavaquinhos e Cantares de Termas de S. Vicente, procurando ir de encontro à nova dinâmica que envolve as freguesias de Paredes, Pinheiro e Portela, e organizar um encontro anual de grupos de cavaquinhos e cantares na freguesia das Termas de S. Vicente, contribuindo para uma maior dinâmica na freguesia.

Na ideia “Um programa cultural para Galegos” os promotores vão à procura de criar um espaço cultural em Galegos e fazer da freguesia “o centro da actividade cultural no concelho”. O programa seria para realizar ao longo do um ano naquela que será a Casa da Cultura de Galegos, a fixar-se no edifício que acolhe há vários anos a Junta de Freguesia, com teatro, concertos, seminários, workshops, bem como a colocação de uma bibliojogoteca, (um espaço aonde vão conviver livros e jogos tradicionais – xadrez, damas, dominó, monopólio, etc.), acessível/disponível para todos. O orçamento é de 50 mil euros.

Também quase no valor máximo (44 mil euros), a proposta Desporto para Todos quer promover actividades desportivas em Abragão, apoiando a equipa de Futsal – Benjamins já existente, criando uma equipa de futsal “JUVENIS” ou “INICIADOS” e também uma equipa de futsal feminina, criando aulas de actividades de grupo – Fitness (aeróbica/step/localizada/zumba) para todas as faixas etárias e actividades desportivas destinadas à terceira idade, e ainda aulas de patinagem para várias idades.

Ainda na área cultural e desportiva, com vocação para todo o concelho ou envolvendo várias freguesias, está a votação o projecto “Para sempre”, orçado em seis mil euros, que pretende promover a escrita e incentivar a leitura junto da comunidade penafidelense, com a publicação de um livro com uma história meramente ficcional com o tema a doença do cancro. Já o Oficina de Teatro quer optimizar o desempenho dos Grupos de Teatro do concelho de Penafiel nas diferentes vertentes que o compõem de modo a que o Teatro Amador seja mais difundido e cative mais espectadores. Os promotores pedem 41 mil euros para o executar. Está também candidatada uma segunda edição do projecto “A Bicicleta nas Escolas” (a primeira foi apoiada pelo Orçamento Participativo de Penafiel) para continuar a levar a prática do ciclismo, como modalidade desportiva inserida no plano extra-curricular, às escolas e centros escolares do concelho. O apoio necessário é de 44 mil euros.

Três projectos querem promover turismo e economia local e duas a saúde

Na área de Promoção do turismo, do comércio e da economia local há três projectos a votação. O primeiro, orçado em 10 mil euros, é o Penafiel Go que consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel que funcionará como um guia de visita à cidade. Também com previsão de investimento de 10 mil euros o Sentir Penafiel, sem desistir de viver visa “dar um novo sentido às vidas das pessoas da 3.ª idade, com um projecto turístico e cultural” que passa pela constituição de uma associação sem fins lucrativos com o objectivo de promover o Turismo Sénior a todos os penafidelenses, elaborando programas para datas e festas/romarias de Portugal e do concelho e as suas tradições e levando os seniores a programas televisivos onde poderão mostrar e divulgar o potencial da sua freguesia. Há ainda nesta vertente uma proposta de Promoção do Turismo e Economia Local em Abragão, criando um posto de turismo para divulgar a vila. O orçamento é de 39 mil euros.

Duas das propostas visam a promoção da saúde. Com o projecto Maior mobilidade para todos a Associação para o Desenvolvimento de Boelhe pede cerca de 8.000 euros para colocar uma plataforma elevatória traseira para acesso a pessoas com mobilidade reduzida numa viatura. Já o Lugar de Afectos, da Associação Para Desenvolvimento de Galegos, quer melhorar a qualidade de vida dos utentes institucionalizados através da criação de um Jardim Sensorial, para manutenção e reabilitação motora, cognitiva e sensorial dos idosos. Está orçado em cerca de 23 mil euros.

Escolas querem mais música e cultura. Limpeza de terrenos florestais e esterilização de cães e gatos também na ordem do dia

Nas acções destinadas à comunidade escolar estão candidatados três projectos. A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Penafiel – Pais em Movimento quer promover a introdução e adopção de um plano educativo disciplinar onde as crianças serão estimuladas ao nível da sua imaginação, vocabulário, conhecimentos diversos e envolvência social. Envolvendo a cultura, o desporto e as boas práticas de alimentação e higiene como uma aliada no processo do ensino e da aprendizagem, o projecto Escola Culta, Escola Saudável tem um orçamento de 20 mil euros.

A proposta “Ao toque do bombo” que ir junto das escolas do primeiro ciclo do concelho promover o instrumento bombo a ícone da identidade e cultura portuguesa actual e desenvolver a sua prática, no âmbito de orquestras de percussão tradicional portuguesa contemporânea, com a realização de oficinas. Está orçado em 50 mil euros.

Com a mesma verba prevista, o Musicaria – Projecto Educativo, Artístico e Cultural quer disseminar o estudo da música como arte e cultura por toda a comunidade educativa de Penafiel, complementando o ensino básico regular da música nas escolas. Um trabalho que resultaria na realização do “Musicarias”, com concerto final temático.

Nas áreas do ambiente, agricultura e protecção dos animais também surgiram cinco ideias que estão agora a votação. A primeira, orçada em 50 mil euros, visa a Esterilização de canídeos e felinos, recenseando os animais com a ajuda das juntas de freguesia e sensibilizando os munícipes para o benefício desta acção. Outro projecto que pede também 50 mil euros de apoio é o “Sopro Verde” – Limpeza dos terrenos florestais, promovido pelo Interact Club de Penafiel, que se compromete a promover a limpeza dos terrenos florestais e agrícolas do concelho e a elaborar acções de sensibilização e de formação, bem como caminhadas de reconhecimento e envolvência com a natureza e os terrenos intervencionados.

Por fim, nesta categoria, existe o projecto de formação e sensibilização ambiental dos utilizadores do Parque da Cidade. Os promotores querem um apoio de 15 mil euros para sensibilizar os utilizadores para um uso do parque respeitando o ambiente e os valores da fauna e da flora existentes; educar para a protecção do ambiente natural; criar actividades de sensibilização, informação e educação ambiental no Parque da Cidade; e salvaguardar a qualidade do Parque e a sua limpeza, promovendo a diversidade das práticas desportivas e de lazer. Entre as acções estão previstas a colocação de ecopontos e de depósitos de compostagem.

Cinco projectos querem criar e recuperar zonas de lazer

Na vertente de espaços verdes existem duas propostas de criação de Parques de Lazer em Guilhufe e Urrô e em S. Martinho de Recesinhos, orçadas em 50 mil euros cada.

Em Rio Mau, a ideia passa por recuperar o Poço da Levada, optimizando as acessibilidades e as áreas verdes já existentes envolventes e criando melhores condições. O orçamento é de 45 mil euros.

Em Abragão, está candidatado ao Orçamento Participativo de Penafiel o arranjo da zona envolvente ao Ribeiro do Sardoal, para que seja destinado a lazer, prática de desporto e de exercício físico. “A ideia consiste em fazer uma retenção (barragem da água), para criar uma pequena bacia e cascata de água no ribeiro, realizar uma limpeza do leito do ribeiro e arranjar as suas margens com a colocação de vedação de protecção”, explicam os promotores. Executar a ideia custa cerca de 46 mil euros.

Por fim, a ARCI (Associação Recreativa de Coreixas) de Irivo, quer 19 mil euros para recuperar um parque infantil degradado e os espaços verdes envolventes.

Neste Orçamento Participativo podem votar, apenas uma vez, todos os cidadãos recenseados no concelho de Penafiel. O voto pode ser exercido online, no Portal Penafiel Participa, ou presencialmente, em cada Espaço do Cidadão ou Balcão Único do Município.

Os vencedores serão os projectos mais votados que serão depois apresentados numa cerimónia pública organizada pela Câmara Municipal de Penafiel.

Na primeira edição do Orçamento Participativo de Penafiel foram apoiados seis projectos num investimento de cerca de 248 mil euros. Houve 31 propostas finalistas que foram votadas por 13.545 penafidelenses.