Três homens de 19, 31 e 45 anos foram detidos em flagrante a furtar uma residência em Penafiel, na quinta-feira.

Segundo a GNR, já estavam a ser investigados por vários crimes de furto em estabelecimentos comerciais de Penafiel.

Os militares estavam numa acção de monitorização, controlo e vigilância aos suspeitos em período nocturno, quando viram que os indivíduos se introduziram no interior de uma residência. Aguardaram por eles cá fora e interceptaram a sua fuga, quando já tinham na sua posse bens furtados.

Apreenderam na posse dos três homens uma máscara, três pares de luvas e duas lanternas, um saco com ferramenta usada para perpetuarem os furtos, normalmente utilizada para proceder a arrombamentos de portas ou janelas, e ainda algum vestuário de cor preta, nomeadamente calças de fato de treino, t-shirt, par de botas e cinco mangas de camisola, utilizadas como passa-montanhas para dissimular a face no desenvolvimento de furtos.

Recuperaram ainda, segundo comunicado, vários materiais que tinham sido furtados: quatro relógios de pulso e bijutaria diversa em ouro e prata, nomeadamente, alfinetes, brincos, anéis, colares e pulseiras; diversos artigos domésticos, nomeadamente, várias garrafas de vinho do porto, whisky, aguardente, canetas, perfumes, pantufas; e vários artigos de higiene pessoal.

A GNR realizou também três buscas domiciliárias onde apreendeu 220 maços de tabaco; um passa-montanhas; uma televisão; 711,70 euros em moedas; ferramenta variada e maquinaria utilizada na construção civil, nomeadamente, rebarbadoras, berbequins, bomba silicone, pistola de cola quente, marreta e chave de parafusos.

Além destes crimes, dois dos suspeitos agora detidos também andavam a conduzir apesar de não terem carta.

Os detidos têm antecedentes criminais pelo crime de furto e um deles por violência doméstica. Presentes ao tribunal de Penafiel ficaram obrigados a apresentações semanais no posto policial da área de residência.

Esta acção do Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel contou com o apoio de militares do Posto Territorial de Penafiel e de Paredes.