A vereadora do Turismo da Câmara de Paredes, Beatriz Meireles, apresentou, esta sexta-feira, na Casa da Cultura, a edição 2020 dos Fins-de-Semana Gastronómicos, uma iniciativa da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal a que o município paredense aderiu, que decorre de 20 a 22 Março, e o Primavera Festival da Flor, evento que se realiza no mesmo fim-de-semana.

Numa manhã dedicada ao turismo e às potencialidades do concelho, a responsável pela pasta do Turismo admitiu que estas duas iniciativas têm vindo a crescer, têm já o seu público-alvo, sendo objectivo da autarquia trazer cada vez mais visitantes ao território.

Falando do Primavera Festival da Flor, a autarca referiu que este é um evento que se tem vindo a afirmar e a crescer e ganhou um maior envolvimento da comunidade local, dos agentes da restauração e do comércio local, juntando num mesmo conceito a animação, as cores com a valorização do património natural, histórico e paisagístico.

“O Primavera Festival da Flor é uma iniciativa que irá até aos restaurantes, convidamos as unidades de restauração a fazerem tapetes de flores para estarem nos restaurantes aderentes. Na Casa da Cultura irá decorrer o mercado das flores com o objectivo de valorizar as camélias centenárias existentes no palacete e o património paisagístico desta casa e convidamos os moradores e comerciantes a colocarem flores nas suas montras e nas suas varandas”, expressou, sustentando que a edição do concurso chapéus de palha decorados com flores e os vestidos, que está a ser preparada e trabalhada, promete voltar a surpreender os paredenses e os apaixonados pelas camélias.

“No primeiro ano tivemos menos participantes, mas fomos crescendo. Hoje, o festival é uma referência para muitos paredenses”, avançou, mostrando-se convicta que a edição deste ano vai voltar a ser um sucesso.

“Não sabemos ainda o número de participantes, mas a julgar pelas edições do ano passado esperamos um elevado número de pessoas”, atalhou, esclarecendo que o festival além do colorido que lhe está associado, vale pela decoração e pelos chapéus de palha que são decorados pelas famílias e pelas associações locais.

Falando dos Fins-de-Semana Gastronómicos, Beatriz Meireles relevou, também, a importância que este evento tem no concelho, contribuindo para valorizar e potenciar a gastronomia do concelho.

“Este ano temos mais dois restaurantes relativamente ao ano passado. Temos feitos contactos e reuniões mais próximos junto das unidades de restauração porque eles têm aqui um papel determinante não apenas no sucesso do evento, mas também na divulgação da gastronomia do concelho e naquilo que ela tem de melhor”, asseverou, acrescentando que a autarquia tem apostado em dinamizar o turismo através da cultura.

“É um facto que Paredes é um concelho muito industrializado, mas verifica-se que o território, hoje, vai para além da vertente do mobiliário, tem apostado e atraído outro tipo de indústrias que optam por se fixar no concelho. Turisticamente temos de avaliar isso, é um dado significativo, mas pretendemos valorizar o turismo através da cultura, do património paisagístico e arquitectónico”, atalhou, sublinhando que a câmara de Paredes tem igualmente investido no património dos designados brasileiros de torna-viagem e estabelecido pontes com uma investigadora radicada no Brasil cujo trabalho está, de alguma forma plasmado na revista Orpheu Paredes.

“Temos criado parcerias com pessoas que investigam estas temáticas, nomeadamente a investigadora Alda Neto. Queremos trazer mais amigos culturais de forma a promover a preservação patrimonial. Há algum edificado dos brasileiros de torna-viagem na freguesia de Louredo, e por isso fizemos o primeiro trilho em Louredo e a rota dos brasileiros, seguiremos para Baltar, Lordelo e outras freguesias. Existe edificado que não está estudado que será de brasileiros de torna-viagem e queremos em articulação com os seus proprietários preservá-lo”, afiançou, concordando que esses brasileiros de torna-viagem foram determinantes para o desenvolvimento do município.

Liliana Carvalho, de uma das unidades de restauração do concelho que vai participar nos Fins-de-Semana Gastronómicos, relevou o facto da autarquia se ter associado ao evento e através deste dar a conhecer os produtos e as iguarias típicas do território.

“É o terceiro ano que participamos e verificamos, nas edições anteriores, que, nesta altura, há um maior fluxo de visitantes que aproveitam para degustar a variedade de produtos que o concelho tem para apresentar e muitos deles ficam fãs e volta mais vezes durante o ano”, frisou, reconhecendo que a par da gastronomia a Câmara de Paredes tem feito todo um trabalho no sentido de valorizar o território e dar a conhecer a sua cultura e a sua identidade.

“Paredes é um concelho muito bonito, tem paisagens únicas. A câmara tem vindo a desenvolver um trabalho de divulgação, preparando roteiros, dando a conhecer aquilo que é a sua identidade colectiva. Tudo isso acaba por atrair mais pessoas ao município”, afirmou.

No âmbito da apresentação das potencialidades turísticas de Paredes, os jornalistas foram convidados a fazer em viagem de 4L a algumas freguesias do concelho e alguns locais emblemáticos do território numa viagem cultural.

“Este é um vídeo turístico-cultural que pretende valorizar os alojamentos e as unidades de restauração de charme que existem no concelho”

Além dos Fins-de-Semana Gastronómicos e do Paredes Festival da Flor, foi apresentado um vídeo promocional com o propósito promover os valores, a identidade do território e  incrementar o turismo e trazer mais visitantes ao município.

“Este é um vídeo turístico-cultural que pretende valorizar os alojamentos e as unidades de restauração de charme que existem no concelho, dando a conhecer ao mesmo tempo os projectos e a aposta que o executivo municipal tem realizado quer na vertente do turismo, mas também na valorização do seu património paisagístico natural e histórico-cultural, nomeadamente através das iniciativas Caminhar pelo Património, Orpheu Paredes, a Rota dos Brasileiros de Torna-Viagem, O Café Literário, a valorização do sul do concelho” disse, expressando que estes elementos integram também o vídeo promocional na sua versão mais longa que foi hoje apresentado aos jornalistas e que terá também uma versão mais reduzida a ser publicada nas redes sociais.

Referindo-se às potencialidades do concelho, a autarca realçou, também, que câmara municipal está empenhada em promover um roteiro literário tendo por base a figura de Daniel Faria, com selecção de poemas.

O vídeo turístico começa com uma viagem que inicia no século XIX vem ao século XX e acaba por regressar novamente ao século XIX, contendo cenários e paisagens verdadeiramente únicas, elementos paisagísticos e culturais.