Imagem do filme 'Amigos Improváveis' que relata a relação entre cuidador e doente

O ‘Dia do Cuidador Informal’ vai ser assinalado pelo ACeS Vale do Sousa Sul, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, com a projecção do filme “Amigos Improváveis”, esta sexta-feira, às 15h00, no Cinemax Penafiel.

A pelicula conta a história de um milionário tetraplégico que contrata um homem para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparação. No entanto, a relação que começou por ser profissional cresce, transformando-se numa amizade que vai mudar a vida de ambos.

Em comunicado, a ACeS faz questão de sublinhar a importância dos cuidadores, pessoas que prestam cuidados regulares ou permanentes a outras que se encontram numa situação de dependência devido a doença ou incapacidade.

Aliás, desde 2020, esta estrutura de saúde, assim como a Segurança Social de Penafiel, levam a cabo um ‘Projecto de Capacitação Informal’, no distrito do Porto, que abrange os municípios de Penafiel e Matosinhos. Neste âmbito, uma equipa destes dois organismos faz visitas aos cuidadores, de forma a avaliar as suas “necessidades, o seu stress e as carências emocionais, físicas, sociais e económicas”. Depois, é criado um Plano de Intervenção Específico para o Cuidador”.

O objectivo passa por “criar um caminho de proximidade e ajuda a todos os cuidadores do concelho de Penafiel”, sublinha a ACeS.

Neste momento, realizam-se ainda sessões de grupo, direccionadas a estas pessoas, levadas a cabo em Termas de São Vicente, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento daquela freguesia, e ainda, em Penafiel, na Associação de Diabéticos do Vale do Sousa.

Cada um destes grupos é constituído por “20 pessoas” cuidadoras, mas as sessões podem ser alargadas a outros interessados que as solicitem.