Foto: DR

A fadista Ana Moura  vai estar, este sábado, na Avenida Senhor dos Aflitos, em Lousada, a partir das 22h00, para um concerto integrado no projecto “Fado Lousada”, que surgiu de um repto lançada pela autarquia local e que conta com a colaboração colectiva de grupos musicais do concelho.

O projecto “Fado Lousada” tem como finalidade o envolvimento das comunidades musicais de Lousada constituindo uma acção artística exigente no aspecto estético e aberta e inclusiva no aspecto social.

Segundo a organização, vão estar mais de 100 participantes neste espectáculo, entre amadores, profissionais, iniciantes, mestres, pessoas que nunca fizeram música, de qualquer idade, proveniência, profissão ou condição social, integrados numa experiência única e irrepetível, com criações musicais colaborativas e partilhadas.

Pretende-se, de acordo com a organização, transformar o fado num ponto de partida para uma performance criativa, original e totalmente identificada com os valores culturais do concelho.

O projecto “Fado Lousada” assume-se como um projecto inovador, misturando, de forma original, grupos de folclore e de cavaquinhos, bandas de música moderna e de música ligeira, orquestras, coros, tunas, população em geral e fadistas, tendo por resultado final uma obra distintiva, dinâmica e mobilizadora, com novas sonoridades e processos musicais baseados na experimentação, na improvisação e no tema proposto: o Fado.

Publicidade