Foto: Câmara Municipal de Lousada

O executivo socialista da Câmara Municipal de Lousada realizou, no passado dia 8, uma Presidência Aberta Social.

“Esta visita de proximidade à Associação de Solidariedade Social de Nespereira e à Associação Social Recreativa e Cultural ao Encontro das Raízes, em Cristelos, teve como finalidade verificar casos de apoios sociais fundamentais no nosso concelho, juntamente com algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social”, explica o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado.

Segundo nota de imprensa da autarquia, a Associação de Solidariedade Social de Nespereira para além da creche, com 35 crianças, e do centro de dia, com 18 idosos, tem ainda o serviço de apoio domiciliário, que apoia 18 famílias, e o serviço de acção social que dá apoio aos mais carenciados. No total esta instituição tem 15 funcionários, a que se juntam um professor de música e um professor de educação física. O trabalho desenvolvido ultrapassa as fronteiras da freguesia onde está sedada, sendo também solicitados os serviços em freguesias limítrofes. “Uma novidade avançada pelos responsáveis desta instituição é a mudança de instalações, na medida em que as actuais já não servem todas as necessidades, através do contrato de comodato para a antiga EB1 de Boavista – Nespereira”, refere a autarquia.

Já a Associação Social Recreativa e Cultural ao Encontro das Raízes completou a semana passada 28 anos de actividade. Os serviços prestados à comunidade são diversos, desde o Ateliê de Tempos Livres para mais de 20 crianças e transporte que abrange um número que ascende aos 30 jovens. Para além do apoio que a associação presta à comunidade, também com a educação parental, a autarquia apoia na realização da Colónia de Férias para os utentes mais novos.