Fotografia: Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel

Iniciou esta sexta-feira a 79.ª Volta a Portugal em Bicicleta com um prólogo de 5,4 quilómetros. Cinco dos atletas (Joaquim Silva, Rafael Silva, Bruno Silva, Luís Gomes e Luís Afonso) vestiram a camisola e representaram a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, formação de Galegos, Penafiel.

Joaquim Silva, de Penafiel, e Bruno Silva, de Lordelo, Paredes, são os únicos representantes da região do Vale do Sousa, naquela que é tida como a mais importante competição velocipédica nacional que conta com 18 equipas.

O presidente da direcção Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, Joaquim Carlos, destacou que a presença destes atletas na Volta a Portugal é uma honra para a associação e faz jus ao trabalho que a colectividade, ao longo dos últimos anos, tem feito em prol da modalidade.

“É com alegria e um sentimento de gratidão que vejo que atletas que passaram e vestiram a camisola da ADRAP estão, hoje, a competir ao mais alto nível”, disse.

Sobre os cinco atletas e sua prestação durante a prova, Joaquim Carlos defendeu que nenhum deles sendo favoritos a ganhar a competição, têm todos uma missão fundamental que é a de trabalhar para os líderes das respectivas equipas.

Entre o prólogo e o pódio de consagração medeia uma distância de 1626,7 km. A Volta a Portugal tem 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.

A primeira etapa arranca em Vila Franca de Xira e vai percorrer oito municípios ribatejanos. A segunda etapa desenrola-se entre Reguengos de Monsaraz e Castelo Branco.

A competição prosseguirá entre Figueira de Castelo Rodrigo até Bragança.

A quarta etapa, agendada para o dia 8 de Agosto, prossegue em Macedo de Cavaleiros com a subida ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto.

A quinta etapa inicia na vila de Boticas e termina no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

A sexta etapa parte de Braga e termina em Fafe.

A sétima etapa parte de Lousada, num regresso à mais importante competição velocipédica de Portugal e termina no Monte Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso.

A antepenúltima etapa liga Gondomar e Oliveira de Azeméis.

O penúltimo dia será marcado pela subida à Serra da Estrela com a prova a terminar em Viseu, num contra-relógio individual.