Foto: DR

A peça “Pão Nosso”, do Teatro de Balugas, encerra, no sábado, 3 de Dezembro, pelas 21h00, o Festival de Teatro Sentir Penafiel.

A encenação, que vai subir ao palco do Recreatório Paroquial de Penafiel, “representou, no ano passado, Portugal no Mónaco, no Mondial du Théâtre, o maior e mais importante festival de teatro amador do mundo” e foi “o trabalho vencedor do CONTE – Concurso Nacional de Teatro, com o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espectáculo em 2020”, assim como “um dos espectáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional de teatro amador em Espanha e em Itália”, salienta a companhia de teatro. O “Pão Nosso” já tinha sido premiado, também em 2020, no Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, para Melhor Espectáculo e Melhor Encenação, em Itália, adianta nota de imprensa.

Trata-se de uma peça de teatro que fala da aldeia de Balugães (Minho), terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho. “O pão era o sustento, as gamelas também. Uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor. Uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espectáculo”, referem.

O Teatro de Balugas aborda, de uma forma teatral e poética, o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais e quase oníricos.