Escuteiros do Agrupamento 446 de Valongo, assim como elementos da divisão de Juventude do município, estiveram em mais acampamento de sobrevivência, que pretendeu “proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolverem competências únicas enquanto aprendiam sobre a região”.

O acampamento reuniu jovens de todas as freguesias do concelho, numa experiência de imersão na natureza. Ao longo de dois dias, os participantes efetuaram “atividades desafiadoras, destinadas a aprimorar suas habilidades e conhecimentos”, refere a autarquia.

Um raid, postos de orientação, liderança e socorrismo, montagem de campo, preparação de refeições e jogos radicais como escalada e travessias, foram algumas das atividades realizadas pelos jovens que tiveram ainda a oportunidade de explorar as serras de Santa Justa e Pias e aprender sobre sua biodiversidade, descobrindo locais de interesse e pontos de referência importantes.

Durante o acampamento, também participaram de jogos de equipa e desafios emocionantes, promovendo o trabalho em grupo, a comunicação e a resolução de problemas.

Para além disso, em colaboração com a Unidade de Saúde, desconstruíram mitos sobre sexualidade, adições e saúde mental, com profissionais de saúde.

Todas as atividades “ajudaram a fortalecer os laços entre todas as pessoas, criando amizades”, proporcionando aos jovens “uma experiência enriquecedora e inesquecível”, conclui a edilidade.