Se ainda não teve oportunidade de visitar o novo Centro Interpretativo da Escultura Românica em Abragão, concelho de Penafiel, recomendo vivamente que o faça.

Nestes tempos que correm e que devemos privilegiar locais mais calmos e com menos massas, eis uma excelente sugestão para ter em conta agora no período de férias, com um programa bem interessante para fazer entre amigos ou em família.

O Centro fica mesmo junto à Igreja Românica de Abragão e as entradas são gratuitas até ao fim do mês de Setembro.

Aqui poderão ficar a saber mais sobre o contexto temporal, social e cultural da arte românica e perceber melhor a importância dos pedreiros. Note-se que a região do Tâmega, onde se insere a freguesia de Abragão, é rica em pedreiras e são imensos os trabalhadores desta arte. É interessante perceber como, ao longo do tempo, a profissão foi evoluindo até aos dias de hoje.

O visitante tem ao seu dispor uma área de cerca de 300m2, distribuídos por seis espaços temáticos:  A Escultura Românica; Símbolos e Significados; Pedreiros e Escultores; Igreja de Abragão; Portal de Abragão; Nave/Projeção), num percurso que concilia as novas tecnologias com objetos e conhecimentos únicos.

Vai gostar de certeza! Pode sempre aproveitar para conhecer a boa comida num dos restaurantes locais e relaxar no parque de lazer, junto ao rio Tâmega.

Fica a dica! Boas férias aos nossos leitores!