Criada há 10 anos, a Escola de Infantes e Cadetes da corporação dos Bombeiros Voluntários de Paredes já formou dezenas de jovens e é a principal fonte de recrutamento de elementos par ao corpo activo, contando actualmente com 59 alunos.

Este domingo, no âmbito da comemoração do 134.º aniversário da associação humanitária, foram homenageados três bombeiros pelo trabalho feito à frente desta escola, pelo “contributo inegável para a causa do voluntariado através da formação e captação de jovens”.

José Moreira, chefe e bombeiro há 22 anos, José Nunes, bombeiro de 1.ª, e Maria Sousa, bombeiro de 2.ª, ambos bombeiros há 16 anos, receberam medalhas de serviços distintos “pelo papel desempenhado na formação cívica e moral”, das crianças.

Para o comandante dos Bombeiros de Paredes, José Morais, a Escola de Infantes e Cadetes é “uma aposta ganha”. Reconhecendo que no início foi “uma dor de cabeça”, no bom sentido, porque logo no primeiro ano tiveram mais de 80 crianças e jovens a inscrever-se. “Neste momento temos uma média de 50 elementos por ano e muitos dos que aqui começaram pequeninos já entraram no corpo activo. Esta é a principal fonte de recrutamento deste corpo de bombeiros”, assumiu.

Ao longo de 10 anos, os três bombeiros agraciados foram capazes de atrair novos elementos e, graças ao seu trabalho, a corporação pode “enfrentar o futuro com optimismo”.

Ao Verdadeiro Olhar, José Moreira explicou que a tarefa exige responsabilidade e disponibilidade, já que envolve reuniões mensais, instrução uma tarde de domingo por mês, um acampamento anual e ainda a participação em vários eventos, como o Bombeirinho de Ferro. “Tentamos educá-los como bombeiros e já saem daqui com grande preparação”, acredita o chefe dos Bombeiros de Paredes.

É o tempo que vai fazendo a selecção dos que querem mesmo ser voluntários, referem os homenageados. “Quando não têm o espírito para ser bombeiros cerca de meio ano depois vão embora. Os que ficam querem mesmo ser”, refere José Moreira.

A equipa, com sete monitores no total, já chegou a ter 82 aprendizes de bombeiros a seu cargo. Mas é com orgulho que dizem que há meninos e meninas que começaram nesta escola que já estão a desempenhar as funções de bombeiro.

1 Comentário

Comments are closed.