A nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular – Paredes – Boavista, para a época desportiva de 2013, apostou em jovens corredores que vão discutir as principais provas do calendário nacional-

“Unidos pela ambição e espírito de equipa”, de forma a conseguirem subir a lugares no pódio nas diversas competições em que está prevista a sua participação, é o objectivo da colectividade, referiu José Santos, director desportivo do grupo, aquando a apresentação dos corredores, na passada sexta-feira.

Refira-se que, a equipa de ciclismo profissional do Boavista “é uma das mais antigas do pelotão internacional, com uma prática ininterrupta de 41 anos de actividade”, refere a autarquia, em comunicado.

Assim, a aposta para a nova temporada passou por uma mudança na composição do grupo, através da entrada de três jovens com 19 anos. São eles, Tiago Nunes, ex-Adrap, João Martins, ex-Póvoa Cycling e Afonso Luz, que correu pela ex-ACR Roriz, que passam a estar integrados no escalão de sub-23. Juntam-se ciclistas com 24 anos, como Tiago Leal, ex-Kelly, e o espanhol Raul Rota, ex-Fundação Manuela, que vão estar acompanhados por César Fonte, ex-Kelly, que, entre 2014 e 2016, fez parte do Boavista.

O grupo iniciou a época este fim-de-semana, na prova de abertura – Região de Aveiro – Taça Jogos Santa Casa, que se disputou entre Estarreja e Ílhavo. Segue-se, a 12, a Figueira Champions Classic, e no dia 19, a participação a 49ª Volta ao Algarve em Bicicleta.

Citado na nota do município, José Santos confessou que sempre teve a “filosofia ir buscar jovens corredores, trabalhar com eles e fazê-los crescer. Durante alguns anos essa estratégia foi subestimada, mas voltamos à tradição”.

O dirigente revelou ainda que tudo tem sido feito para “nos integrarmos na comunidade”, sendo que “é um dos nossos grandes objectivos e, por isso, um terço da equipa atual é composta por ciclistas de Paredes”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Paredes reforçou que a parceria entre a equipa e o município se justifica, porque é um “território onde a paixão pelo ciclismo é vivida diariamente, com centenas de atletas de todas as idades a praticar a modalidade, seja nas escolas, nos clubes amadores e profissionais”.

Razão pela qual, Alexandre Almeida destacou ser “notório” o crescimento da modalidade numa região que tem cada vez mais atletas e adeptos, não deixando de recordar os ciclistas Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa, ligados à história do ciclismo no concelho.

O autarca considerou “estratégico continuar a investir e apoiar o ciclismo”, que “diz muito” a Paredes, senso um desporto sustentado no “espírito de sacrifício e resiliência, o espelho daquilo que é também o município”.

Na mesma linha, Alexandre Almeida reforçou a necessidade de apostar e promover o ciclismo “junto dos jovens”, não deixando de lembrar as provas realizadas em Paredes como o “Grande Prémio O Jogo”; “Volta a Portugal”, “Grande Prémio Ribeiro da Silva” e “Grande Prémio equipas de Formação Cândido Barbosa”, estando previsto criar o “Prémio Bernardo Sousa”.

Na cerimónia de apresentação da equipa estiveram presentes os presidentes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do Boavista Futebol Clube, Vítor Murta, da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, da Assembleia Geral do Boavista Ciclismo Clube, Tavares Rijo, e ainda o administrador da Rádio Popular Ilídio Silva.

Para além de Tiago Nunes, Afonso Luz, Tiago Leal, Raul Rota e César Fonte, fazem parte da equipa João Martins, Guille Garcia, Vicente Hernaiz, Tiago Leal, Pedro Lopes, Hugo Nunes e Luís Fernandes. O staff da colectividade é constituído por Preza Fernandes, Tavares Rijo, Luís Machado, Miguel Barbosa, Fernando Campos, Ivo Fernandes, João Salgado, Nuno Ferreira Edgar Santos e Soares dos Reis.