A região é fértil em clubes e entidades desportivas que cumprem um papel fundamental não só na promoção da actividade física, mas também na formação dos mais jovens.

Pela sua longevidade e importância na promoção do desporto no concelho, distinguimos este ano a Associação Desportiva de Lousada (ADL), que em 2019 ultrapassou os 70 anos (oficiais) de existência. Agora apenas com as modalidades de futebol e voleibol, já que o hóquei, uma paixão que une as famílias, que nasceu no clube e trouxe vários títulos ao concelho, funciona agora numa secção autónoma.

Com uma história longa e feita de altos e baixos, muitas vezes marcada por dificuldades financeiras, a ADL assume-se como uma das maiores associações da região e tem persistido na finalidade de potenciar o desporto. Conta com cerca de 500 atletas e aposta sobretudo na formação de jovens talentos, sendo encarada como um viveiro de valores.

Actualmente, o grande objectivo é continuar a honrar a matriz histórica da colectividade, os seus valores e consolidar o projecto desportivo que esta direcção iniciou há mais de três anos. A meta é crescer em modalidades, de forma sustentada.

Pelo clube passaram já milhares de atletas e várias figuras marcantes, que tiveram um papel fundamental na história da colectividade.

As instituições desportivas como a ALD têm um papel importantíssimo na orientação dos jovens. Mais que o desporto e até resultados desportivos, é de realçar os valores que são incutidos.

Equipa Trail Team Bifase Paredes

Foto: DR

Numa altura em que o trail se tem vindo a impor como modalidade, damos realce aos feitos desportivos de uma equipa de Paredes.

Depois de, em 2018, ter vencido a Taça de Portugal de Ultra Trail, ter-se sagrado Campeã Nacional de Ultra Trail Endurance e vencido o Campeonato Nacional de Ultra Trail, a Equipa de Trail Team Bifase continuou um percurso de sucesso no ano passado.

Começou o ano a obter o primeiro lugar por equipas no Louzan Trail, na Lousã, uma das mais exigentes provas disputadas em território nacional.

Logo de seguida, no Compressport Ultra Trail do Marão – 105 km, a equipa de Paredes conseguiu classificar três atletas nas primeiras quatro posições, vencendo por equipas e sagrando-se, uma vez mais, Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance, com um dos atletas, Bruno Sousa, a sagrar-se campeão nacional.

As conquistas continuaram com os paredenses a ficarem em segundo lugar na prova nacional de ultra trail na Serra da Estrela, o Estrela Grande Trail.

No total, em 2019, além de ser Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance, a Trail Team Bifase foi Campeã Nacional de Trail 2019 e Vice-Campeã Nacional de Ultra Trail.

Clube Aquático Pacense

Outra entidade desportiva que se tem destacado é o Clube Aquático Pacense. Com um palmarés vasto, com centenas de títulos, sobretudo regionais e nacionais, mas também alguns internacionais, o clube de Paços de Ferreira procura sobretudo ensinar aos seus alunos da escola de natação e aos atletas lições de vida.

No ano passado contava com cerca de 170 atletas, divididos entre a natação pura, a natação adaptada, as águas abertas, os masters e o pólo aquático. Na Escola de Natação do Clube há mais 300 crianças e jovens, sendo que alguns poderão vir a ser campeões, outros querem apenas aprender a nadar.

O CAP é uma das seis escolas do país que tem a certificação máxima atribuída, o nível de “excelência”, que mostra a qualidade e que foi renovada em 2019.

O clube nasceu em 2001 e já tocou a vida de milhares de jovens. Promete continuar a fazê-lo e a manter o slogan “vem nadar entre campeões”.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Jovem Desportista do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano