Pexels (DR)

Nota: Esta iniciativa foi adiada para data ainda não divulgada.

“Fundos e Mobilidade Sustentável” é o tema de uma conferência, promovida pelas Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e Sociedade Comercial C. Santos, que decorre no dia 4 de Novembro e onde se vão explanar informações “sobre fundos europeus para projectos de descarbonização e frotas eficientes, além da realização de test-drives a viaturas elétricas e híbridas plug-in”, refere a organização.

Assim, este dia será inteiramente dedicado à sustentabilidade na ‘Capital do Móvel’, em concreto nas instalações da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

Logo a partir das 10h00, os interessados podem realizar curtos test-drives a viaturas elétricas e plug-in Mercedes-Benz. À tarde terá lugar a conferência “Fundos e Mobilidade Sustentável”, na qual as entidades promotoras vão reunir com vários especialistas para então debaterem acerca dos fundos europeus para projetos relacionados com a descarbonização e as vantagens dos veículos elétricos e híbridos plug-in para as empresas em termos fiscais e de custos de utilização.

Esta conferência tem início previsto às 16h00, no auditório da AEPF, sendo que a primeira apresentação inclui informações do novo programa de fundos europeus em matéria de projetos verdes.

Segue-se a análise à proposta do Orçamento do Estado para 2023, sobretudo no que concerne às principais vantagens para a utilização deste tipo de automóveis nas frotas empresariais.

Após estas curtas sessões, será realizada uma mesa-redonda sobre esta temática.

Presentes vão estar representantes da Cleanwatts, uma empresa especializada em software de gestão de energia renovável, que está a instalar paneis solares na AEPF, e que, num futuro próximo, “se espera poder partilhar energia com a comunidade e da UVE, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, além da Sociedade Comercial C. Santos e da AEPF”, revela a assessoria.

De salientar que, a transição digital e a descarbonização são considerados “factores cruciais para a competitividade presente e futura da economia”. Deste modo, a associação “pretende ser um apoio na busca de melhor informação e ferramentas para poderem adaptar os seus processos”. Por isso, a expectativa da conferência é que “os empresários possam obter informações importantes em termos de melhorias ambientais e redução de custos operacionais”, afirma a presidente da AEPF, Ana Rita Pacheco, citada na nota de imprensa.

Já a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos destaca que “a mobilidade de colaboradores e de mercadorias tem impacto orçamental nas empresas” sendo que “o recurso a veículos com menores custos de utilização e vantagens fiscais é um factor de competitividade”.

Por isso, Ana Bolina não tem dúvidas em afirmar que “a sustentabilidade, nas suas várias dimensões, é, cada vez mais, relevante na actividade económica”, o que se traduz num aumento de informação aos empresários nesta matéria”, justifcando assim a importância desta conferência.