Escola de Lousada recebeu o prémio da primeira edição | Foto: Câmara de Lousada

A Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde) é a primeira “Escola Amiga da Criança”, tendo sido distinguida no âmbito do projecto “República dos Jovens’, no âmbito do concurso promovido pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e pela LeYa.

No âmbito do concurso foi atribuído ao agrupamento um prémio no valor de cinco mil euros em livros.

O projecto “República dos Jovens”, teve inicio há dois anos e confere aos alunos um papel dinâmico na vida escolar, levando-os a participar na discussão dos mais diversos temas da sua comunidade escolar.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, que a atribuição deste prémio constituiu um momento singular para o agrupamento e para o concelho.

“É importante referenciar que em mil candidaturas a nível nacional, foi escolhido este projecto de Lousada ‘República dos Jovens’”, disse, salientando que os quatro agrupamentos de escolas do concelho foram distinguidos, há poucas semanas, com o primeiro Selo Protetor da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, evidenciando que são escolas que cuidam das crianças.

“Há que dar os parabéns a todos os intervenientes, mas em particular às crianças e jovens desta escola. Este projecto consegue, com toda a simplicidade, colocar os alunos a falar entre si e com os agentes educativos sobre as problemáticas da escola, pensar em soluções e decidir”, acrescentou, reconhecendo que este prémio é um alento maior para que os alunos continuem a ser interessados e exerçam a cidadania e sejam pessoas livres e responsáveis.

O psicólogo Eduardo Sá referiu que o projecto da EBS de Nevogilde é “um exemplo de simplicidade e de sabedoria que só se torna possível quando a direcção, os seus professores, os estudantes e os seus pais se tornam parceiros no mesmo amor pela escola”.

A directora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, Luísa Lopes, referiu que este projecto teve início há dois anos, tendo como objectivo permitir que os alunos tivessem um espaço onde fosse possível desenvolver as suas capacidades de cidadania e de intervenção de espírito democrático na escola.

Tiago Morais Sarmento, administrador do Grupo LeYa, confirmou que importa partilhar estes projectos para que se criem mais iniciativas integradoras como esta.

Já Jorge Ascenção, presidente da CONFAP, realçou que o Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, e em especial a Escola Básica e Secundária de Nevogilde, não sendo uma escola luxuosa, é uma escola de luxo.

“Esta é uma escola que tem equipa com pessoas capazes de fazer coisas tão maravilhosas como é a República dos Jovens”, afirmou.