A Medalha de Ouro conquistada por João Teixeira, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde, no Campeonato do Mundo de Profissões, foi a primeira na história de Portugal, refere Dário Pinto, director do Núcleo de Ermesinde do CENFIM, que não esconde o orgulho.

O também Skills Competition Manager da prova assinalou o nível elevado da competição que decorreu “taco a taco” até ao final. E salientou o muito trabalho feito com o formando, lembrando que estavam em competição “os melhores do mundo”. “Esta foi a única Medalha de Ouro conquistada por Portugal no Campeonato do Mundo. Mostra que a formação profissional portuguesa está ao mais alto nível”, defende.

Para já, Portugal conseguiu também uma Medalha de Prata, com Hugo Geraldo, formando do CENFIM Porto, que é vice-campeão do mundo na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado. Tem 19 anos e é de Castelo de Paiva.

João Teixeira, o campeão do mundo de Desenho Industrial – CAD, numa competição com 21 concorrentes, diz que “com foco e determinação tudo se consegue”. Foi com esse foco que entrou no CENFIM Ermesinde. “Desde que entrei no CENFIM que disse que ia trabalhar para ser o melhor de Portugal, da Europa e do Mundo”, recorda. E foi, tendo já sido campeão nacional e campeão europeu da sua profissão. Agora, depois de uma semana de provas “difícil” e “cheia de emoções”, em que os “pormenores técnicos” decidiram o vencedor, o jovem de Castelo de Paiva trouxe a medalha para o país, mesmo perante a forte concorrência asiática. “Sentir-me superior ao nível deles foi uma sensação brutal. Alcançar esta medalha foi um objectivo de muitos anos de trabalho”, explica, dizendo-se orgulhoso.

João Teixeira estuda Engenharia Mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e está a terminar a especialização tecnológica em Mecatrónica no CENFIM de Ermesinde. Já tem várias propostas de trabalho, em Portugal e no estrangeiro, mas mesmo que aceite alguma quer acabar o curso.