O debate continua… no Novo Ano

0

Há duas semanas, realizou-se a primeira Assembleia Municipal após a tomada de posse dos seus membros. Muitas caras novas e muitos jovens são as duas características que saltam à vista. Mas há mais uma novidade: o PSD e o CDS-PP constituíram-se como grupos autónomos, o que há muitos anos não acontecia. Será, portanto, como elemento da bancada do PSD que farei as minhas intervenções.

A primeira sessão foi longa. Prolongou-se pela noite dentro, com alguma discussão, mais ou menos acesa, onde se destacou o debate acerca do orçamento apresentado pelo executivo camarário.

Agora que se iniciou um novo mandato, o que esperar deste órgão? Em primeiro lugar, que as bancadas exerçam o seu papel. A oposição fará, essencialmente, oposição. Perdoem-me a redundância consciente, mas é bom que se perceba que este é o seu papel fundamental, para evitar expressões recorrentes, como “vocês estão sempre contra”. Não é sempre. A oposição não perde é tempo a dizer o que está bem. Realça o que lhe parece errado, como é bom de ver. E sem oposição não haveria debate. Por isso, espera-se, e estou certa de que isso vai acontecer, que a bancada do PS respeite o papel da oposição e aproveite as oportunidades de debate para esclarecer os deputados e todos os lousadenses.

A Assembleia Municipal é o principal órgão do concelho. É, por isso, importante que todos os cidadãos saibam o que lá é discutido e decidido. Assim, decidi dar continuidade à página do Facebook que, durante vários meses, serviu para exercer a cidadania ativa no que diz respeito à condução dos destinos de Lousada.

Numa atitude simbólica, que pretende mostrar o respeito pela decisão dos lousadenses, que decidiram continuar a apostar no projeto de continuidade do PS, decidi, no entanto, alterar a designação da página para “Mais Lousada”. Tratar-se-á de um espaço de partilha daquilo que de mais relevante se passa no concelho, mas também de debate aberto a todos aqueles que quiserem, respeitando a opinião dos outros, expor a sua opinião ou sugestão, sempre com o objetivo de fazer de Lousada um concelho mais próspero, onde possamos todos ser muito felizes.

E, por falar em felicidade, aproxima-se o fim do ano e, com ele, renovadas esperanças, expetativas  acerca da vida pessoal e profissional de cada um, o virar de página para muitos… Umas conquistas dependerão de nós, outras nem tanto. Espero que os lousadenses possam contar com as políticas locais e nacionais para melhorarem a sua vida. Será certamente uma ajuda para um 2018 mais profícuo.

Desejo a todos um Ano Novo muito próspero, onde tenham lugar as conquistas que cada um anseia.

Partilhar
Artigo anteriorFactos e Figuras de 2017
Próximo artigoAno novo, luta nova!
Membro da Assembleia Municipal de Lousada pela Coligação PSD/CDS (Lousada Viva)