Há um caso confirmado de COVID-19 nos Bombeiros Voluntários de Lousada. O soldado da paz infectado está em casa, em recuperação. Os outros 10 bombeiros da mesma equipa – sete funcionários e três voluntários – foram colocados de quarentena, por prevenção, apesar de nenhum ter para já sintomas. Ainda não fizeram testes, mas segundo a autarquia já está articulada com a autoridade de saúde local a realização dos mesmos.

O comandante da corporação, José Carlos Aires, confirma o caso de infecção. Adianta que o bombeiro em causa, que é jovem, teve sintomas rápidos, sobretudo febre. “Como tinha a mulher grávida foi fazer o teste e o resultado deu positivo”, explica. Foi medicado e está em casa, em isolamento, estando estável. Os 10 colegas que estiveram de serviço ao mesmo tempo foram também para quarentena.

Esta não é a primeira vez que os Bombeiros de Lousada têm soldados da paz colocados em isolamento (sete) porque estiveram em contacto com casos suspeitos ou confirmados, mas este foi o primeiro cujo teste deu resultado positivo.

“Perante o nosso plano de contingência temos dois grupos que se vão revezando alternadamente, caso houvesse contágio. Agora o outro grupo de trabalho vai estar mais sobrecarregado e manter-se mais tempo em serviço”, informa o comandante.

Apesar do efectivo estar mais limitado, a corporação conta com o apoio de voluntários para complementar as necessidades do socorro.

Os números de hoje da Direcção-Geral da Saúde dão nota de 174 casos em Lousada. Não houve alteração nos últimos dois dias consecutivos.