Quantas vezes pisou dejectos de cão quando passava no passeio junto de sua casa ou quando foi jogar à bola com o seu filho no jardim público? Quantas vezes viu o seu vizinho a passear o cão e não apanhar os respectivos dejectos? Várias, com certeza. A Junta de Freguesia de Ermesinde  recebe diariamente queixas e, por isso, decidiu lançar uma campanha gráfica de sensibilização, cujo objectivo passa por “despertar consciências” e “mudar comportamentos”.

Campanha  “vai causar impacto” e “melhorar comportamentos”

O dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, marcará o lançamento da campanha de sensibilização para a recolha dos dejectos caninos nos espaços públicos, também designado por C.A.C.A. (Comportamento Adequado Cidade Asseada), uma campanha “de choque” para fazer frente a um problema que pode ser considerado de saúde pública. O presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, ao VERDADEIRO OLHAR, explica que a campanha foi pensada devido “à falta de civismo” revelada em comportamentos desadequados que afectam a população, incluindo os jardineiros que, inevitavelmente, lidam com a situação diariamente. O autarca não tem dúvidas que “vai causar impacto” e “melhorar comportamentos”, na medida em que “vai despertar consciências e legitimar algumas das pessoas para corrigir comportamentos de outros”. Não obstante, Luís Ramalho acredita que este “será um processo gradual”, comparando-o com o processo de atirar papel para o chão. A resolução do problema passa, diz, pela mudança de comportamentos e mentalidades, que não acontece de um momento para o outro. Por isso, a campanha poderá ser repetida e redesenhada. A curto prazo, Luís Ramalho acredita que diminuirá o número de pessoas que deixará o dejecto do cão na rua e subirá o nível da contestação dos que não têm cão e dos que já usam o saquinho, corrigindo comportamentos desadequados. A par desta sensibilização, diz, seria importante que a fiscalização, competência da Câmara Municipal de Valongo, funcionasse, de forma a dissuadir definitivamente a repetição de comportamentos.

Tendo como objectivos chamar à atenção da comunidade para a problemática, mobilizar a comunidade para alteração de comportamentos, promover a disseminação das actividades, bem como promover a cidadania, a campanha de sensibilização envolve a distribuição de flyers, a colocação de placas nos jardins, bem como de cartazes espalhados pela cidade e a criação de uma mascote, o “senhor cocó” que andará na freguesia com uma brigada a interpelar a população sensibilizando para a importância da adopção de comportamentos adequados. Um dos componentes da campanha será também a distribuição gratuita de sacos para recolher os dejectos, designados de Dogdots. Não haverá dispensadores de sacos mas sim a distribuição gratuita de kits trimestrais, na sede da Freguesia, a todos aqueles que têm os seus animais registados e licenciados. Adicionalmente a Junta de Freguesia vai aproveitar para promover os registos dos animais, oferecendo o valor da taxa a cobrar por cada registo.

Luís Ramalho e o seu cão Max
Luís Ramalho e o seu cão Max

O projecto engloba ainda levar a campanha às escolas como forma de disseminação da mensagem. Esta iniciativa deverá ser efectuada em parceria com o Grupo de Intervenção Cinotécnico da Guarda Nacional Republicana (GNR). No dia do lançamento da campanha, 5 de Junho, haverá a C.A.C.A. Trip, uma cãominhada, na qual participará também o presidente da Junta com o seu cão, Max. E desta vez o kit com o saquinho para os dejectos do cão é oferta.