Fotografia: Câmara de Lousada

O Complexo Desportivo de Lousada é cada vez mais local escolhido quer por equipas de futebol, mas também, por equipas de outras modalidades que aproveitam as condições logísticas que este equipamento tem para aí realizarem estágios e os trabalhos da pré-época.

Depois do Vitória de Setúbal e do Marítimo terem já passado, em épocas anteriores, pelo Complexo Desportivo, foi a vez do Vitória de Guimarães escolher Lousada, aproveitando esta época de defeso, para usufruir das condições logísticas deste equipamento, que integra o estádio municipal de hóquei em campo de relva sintética, uma residência desportiva, campos multifuncionais (futebol e rugby) de relva sintética, campos de ténis em terra batida e um estádio municipal de futebol de relva natural.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, recordou que nesta pré-época já passaram pelo Complexo Desportivo o Belenenses, Santa Clara e o Guimarães – Vitória SC.

Refira-se que pelo Complexo Desportivo, já passaram também o Sporting CP, Moreirense, Aves, Portimonense, Arouca, Paços Ferreira, Braga, Brighton, Nottingham Forest e os chineses do Shandong Luneng, entre outras formações.

 

Fotografia: Câmara de Lousada

“Ainda durante este ano recebemos e receberemos competições internacionais de Hóquei em Campo e Ténis. Os estágios de selecções jovens de várias modalidades são recorrentes. Tudo isto só se pode dever à qualidade das instalações e à forma acolhedora como são recebidos em Lousada”, disse, reconhecendo que a existência de dois relvados naturais com qualidade é factor com um peso significativo na escolha dos clubes.

“Aliás os pisos desportivos são um elemento diferenciador no caso do atletismo e do ténis”, acrescentou.

“É consensual, fora e dentro de Lousada, que o Complexo Desportivo é uma referência nacional e até internacional”

O autarca realçou que o Complexo Desportivo de Lousada, outrora apelidado como “um elefante branco” é cada vez mais uma referência na região e no país, constituindo uma aposta decisiva na promoção e desenvolvimento do desporto e da actividade física, representando um investimento fundamental para a elevação do nível de qualidade de vida e bem-estar da população.

“Isso do «elefante branco» é passado ninguém o repete hoje. É consensual, fora e dentro de Lousada, que o Complexo Desportivo é uma referência nacional e até internacional e tem um impacto muito significativo na hotelaria e restauração. Para além do futebol concorrem para este objectivo de uma forma muito significativa, ao longo do ano, o hóquei em campo e o ténis”, expressou.

Publicidade

Falando da estratégia da autarquia para a área do desporto e da importância que o complexo assume no âmbito dessa estratégia, o responsável pelo pelouro do desporto esclareceu que a estratégia da autarquia passa pela massificação da prática da actividade física independentemente da idade, género e condição física, apoiando as associações desportivas e promovendo iniciativas de desporto para todos, assim como pela captação de eventos que podem trazer a Lousada visibilidade e dinamização económica.