A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), no âmbito da celebração da Semana Europeia da Energia Sustentável, vai promover um seminário, na próxima terça-feira, dia 20, sobre eficiência energética nos edifícios, a partir das 9h30.

O Dia da Energia decorrerá na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e insere-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Comissão Europeia, durante a Semana Europeia da Energia Sustentável, de 19 a 25 deste mês.

Deste modo, o evento começará com o workshop “O futuro dos edifícios e a norma passive house”, dirigido aos técnicos municipais das áreas da energia e do urbanismo. O objectivo, de acordo com nota de imprensa da organização, é o de “divulgar o conceito de “Casa Passiva” (tradução do inglês “Passive House”) que se traduz na construção sustentável de edifícios, permitindo a poupança de energia e uma pegada ecológica mais reduzida.

A par dos princípios e requisitos da norma Passive House serão, ainda, debatidas as particularidades da adaptação da norma a Portugal e apresentados exemplos de boas práticas da Passive House.

A CIM do Tâmega e Sousa elaborou um plano de acção para a sustentabilidade energética, que representa uma estratégia de intervenção para a sub-região do Tâmega e Sousa na área da energia, visando o incentivo e o apoio na implementação de políticas de energia sustentável no território.

Na sequência deste plano, a CIM do Tâmega e Sousa integrou recentemente, o Pacto de Autarcas, um movimento europeu que envolve autarquias locais e regionais Através do seu compromisso, os signatários pretendem atingir e ultrapassar o objectivo da União Europeia de redução de CO2 em 20% até 2020.