Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) anunciou a aquisição de um novo laser que irá permitir aumentar o número de doentes tratados em Urologia, no âmbito da 7.ª Jornada Urológica, informou fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Citado em comunicado, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, elogiou “a capacidade de trabalho multidisciplinar do Serviço” e anunciou a aquisição de um novo equipamento para realização de cirurgias a laser, ao nível dos cálculos urinários.

Este novo equipamento representa um investimento de cerca de 42.000 euros e vem substituir o já existente, sendo mais rápido e mais moderno, o vai permitir um reforço substancial dos cuidados prestados à comunidade.

A 7.ª Jornada Urológica, que decorreu em Penafiel, envolveu profissionais da especialidade, médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários e área hospitalar e outros profissionais de saúde, tendo permitido uma partilha de conhecimentos e experiências.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O programa do evento científico contou com vários especialistas que abordaram temas como “Enfermagem Urológica – Novos Conceitos”, Infecções em Urologia na era das KPCs – Novos Conceitos” e “Técnicas Avançadas em Urologia”.

Joaquim Lindoro, director do Serviço de Urologia, realçou a importância da endoscopia na enfermagem urológica, uma novidade completa a nível nacional e que tem sido desenvolvida no Hospital S. Gonçalo em Amarante.

“A cirurgia laparoscópica e a experiência nesta cirurgia minimamente invasiva que, no CHTS, tem aumentado de ano para ano”, disse. Joaquim Lindoro referiu-se, também, à “cirurgia mais moderna da uretra, usando enxertos de mucosa oral, que são transplantados para as zonas doentes, para tratamento da estenose uretral”.

Rogério Pacheco, enfermeiro-chefe de Urologia, relevou a forte representação da enfermagem no programa da jornada, salientando a importância do trabalho da equipa multidisciplinar.

De referir que, que o Serviço de Urologia tem uma equipa constituída por seis médicos e cerca de 30 enfermeiros, divididos pelo Bloco Operatório e Internamento.

O Serviço realizou em 2017, 9.000 consultas que resultaram em cerca de mil cirurgias.

A 7.ª Jornada Urológica do CHTS contou com a participação de profissionais do CHTS, Centro Hospitalar Universitário de São João, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho e ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul.