A Associação Juvenil de Paredes (Parjovem) realiza no dia 27 de Maio, o VI Trail da Raposa 2018, competição que integra provas de 12, 19 e 43 quilómetros. A competição irá contar com cerca de 1.000 atletas, estima a organização, e decorrerá em três palcos diferentes do concelho: Aguiar de Sousa, Parada e Trancoso.

O presidente da Parjovem, e um dos responsáveis pela organização do trail da Raposa, José Sá, revelou que a concentração dos atletas far-se-á em Paredes, no Parque José Guilherme, sendo que os que vão fazer o mini-trail em Parada, que tem uma extensão de 12 quilómetros, e os participantes no trail de Trancoso, com 19 quilómetros, se vão deslocar para o local da prova de comboio. Já os atletas que vão fazer o ultra-trail de 43 quilómetros, na Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, terão transporte em autocarro.

Publicidade

Falando das características técnicas das três provas, José Sá realçou que o min-trail de 12 quilómetros  é de nível fácil, o de 19, de nível médio e um pouco técnico, e o ultra-trail, de 43 quilómetros, de nível elevado, com 2700 de desnível positivo, muito técnico, sendo destinado a atletas bastante experientes.

Ao Verdadeiro Olhar, José Sá ressalvou, também, que o trail da Raposa é já uma referência no concelho, na região e até no país, sendo uma prova procurada por atletas de vários pontos do país pela competição mas também pelos cenários e enquadramento.

Além do ultra-trail, do trail e do mini-trail, o evento integra, também, uma caminhada igualmente com 12 quilómetros de extensão, com partida e chegada no Parque José Guilherme.

O ultra-trail será pontuável para a Taça de Portugal – Sky2018 (Skyrunning).

A apresentação do evento decorreu esta segunda-feira e contou com as presenças do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e do vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Paulo Silva.