Um projecto para construir um parque exterior para a população sénior e assegurar o seu transporte desde a residência, apresentado pelo Centro Social e Paroquial Sousela, de Lousada, foi um dos vencedores da edição de 2020 do BPI “la caixa” Seniores.

A meta é “prevenir o aparecimento de patologias e doenças associadas ao sedentarismo e solidão estimulando a prática de actividade física”.

O valor conseguido é de 29.900 euros.

“É com orgulho e espírito de compromisso que comunicamos que fomos um dos projectos premiados pelo BPI la caixa Seniores. Candidatamo-nos pela inovação e pela diferença. Queremos ser mais e melhor para a nossa comunidade”, escreveu a instituição na página oficial do Facebook.

“A criação de um Parque Geriátrico nas instalações do Centro Social e Paroquial de Sousela, irá trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida da população idosa que frequenta o centro, assim como dos seniores da comunidade envolvente”, acredita o Centro.

Este prémio do BPI e da Fundação “la Caixa” vai na 8.ª edição. Visa “apoiar projectos que promovam o envelhecimento activo, saudável e em casa, de pessoas com idade superior a 65 anos em situação de vulnerabilidade social.

O valor global do Prémio Seniores, destinado a instituições privadas sem fins lucrativos, era de 750 mil euros. Desde 2013, quando foi criado, já foram atribuídos 4,5 milhões de euros a 194 projectos.