O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) continua entre os melhores hospitais do país. De acordo com os resultados 25provisórios de mais uma “Avaliação do Desempenho dos Hospitais Públicos (Internamento) em Portugal Continental 2014”, lançado pela Escola Nacional de Saúde Pública, no topo do ranking mantém-se no Centro Hospitalar de São João, que integra o Hospital de Valongo. No top 10 fica também novamente o CHTS, que integra o Hospital Padre Américo (Penafiel) e o Hospital de São Gonçalo (Amarante). No ano passado este centro hospitalar ocupava a nona posição e este ano caiu para a décima mas manteve-se entre os melhores.

O estudo apresenta ainda os cinco melhores hospitais para 17 agrupamentos de doenças. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa surge como o segundo melhor classificado no tratamento de doenças músculo-esqueléticas.

 

Destaca-se no tratamento das doenças músculo-esqueléticas

 

Este estudo avalia o desempenho dos hospitais públicos em Portugal Continental exclusivamente para dois aspectos: o internamento hospitalar e a efectividade/qualidade dos cuidados prestados. Fora desta análise ficam, por exemplo, dados como os tempos de espera para consultas e tratamentos, a consulta externa e a urgência ou a situação financeira dos hospitais.

O ranking mostra os dez melhores hospitais para o total de episódios de internamento, em 41 analisados. Segundo os dados avançados por este estudo, coordenado pelo investigador Carlos Costa, o Centro Hospitalar de São João, no Porto, continua a ser o melhor hospital do país. No pódio ficam ainda o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. No top 10 surge, novamente, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, desta vez na décima posição.

Depois, para os 17 agrupamentos de doenças em estudo, que contam para os episódios de internamento – doenças do aparelho ocular; cardíacas e vasculares; digestivas; endócrinas e metabólicas; ginecológicas e obstétricas; infecciosas; músculo-esqueléticas; neoplásticas; neurológicas; dos órgãos genitais masculinos; dos ouvidos, nariz e garganta; pediátricas; da pele e do tecido celular subcutâneo; respiratórias; dos rins e aparelho urinário; do sangue e órgãos linfáticos e hematopoéticos; e traumatismos e lesões acidentais – são identificados os cinco melhores hospitais com base num conjunto de indicadores, desde a mortalidade, complicações de cuidados e readmissões.

O CHTS destaca-se pelo desempenho no tratamento das doenças músculo-esqueléticas. Ocupa a segunda posição do ranking, a seguir ao Centro Hospitalar de Tondela-Viseu. Trata-se de uma subida em relação ao estudo divulgado no ano passado, quando ocupava o terceiro lugar do top cinco. Em 2014, o centro hospitalar de referência para esta região surgia também entre os melhores no que toca às doenças infecciosas, neurológicas e nos traumatismos e lesões acidentais. Este ano já não consta entre os melhores nessas áreas. Ainda assim, surge entre os hospitais com melhor desempenho num indicador específico no tratamento de traumatismos e lesões acidentais, onde se destaca ao nível das complicações de cuidados e readmissões; e das doenças dos rins e do aparelho urinário, no que toca às readmissões.

 

CHTS premiado por bom desempenho

 

Também com base em critérios de qualidade e eficiência, a IASIST, uma empresa multinacional espanhola que se dedica a estudos de benchmarking, entregou, na terça-feira, em Lisboa, com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, prémios aos cinco hospitais que mais se destacaram em 2014. Neste “TOP 5’ 15: A Excelência dos Hospitais”, que atribui prémios para cada tipologia de hospitais, de acordo com os critérios de classificação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), estava o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Foram também distinguidos os Hospitais Santa Maria Maior (Barcelos) e de Braga, o Centro Hospitalar do Porto e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho, por apresentarem os melhores níveis de desempenho global em 2014.

“A disponibilização de indicadores objectivos e rigorosos sobre o desempenho clínico hospitalar, utilizando como comparador os melhores resultados obtidos num conjunto de hospitais similares, é uma ferramenta fundamental para a gestão clínica”, refere a multinacional. Não se trata de apresentar um ranking de hospitais, mas de “distinguir os que apresentam os melhores resultados”, sustenta a mesma fonte.

 

10 melhores hospitais para todos os episódios de internamento


1.º CH de São João, EPE

2.º H Beatriz Ângelo – Loures

3.º CH e Universitário de Coimbra, EPE

4.º CH de Lisboa Norte, EPE

5.º ULS de Matosinhos, EPE

6.º CH de Lisboa Central, EPE

7.º CH do Porto, EPE

8.º CH de Lisboa Ocidental, EPE

9.º CH de Tondela-Viseu, EPE

10.º CH do Tâmega e Sousa, EPE