Foram inaugurados, no domingo, o Centro Paroquial e Auditório Paroquial de Caíde de Rei, em Lousada. A cerimónia foi presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto.

Nos espaços funcionam um Centro de Actividades de Tempos Livres, destinado a crianças e jovens, e um Centro de Convívio que tem como público-alvo os mais velhos.

Esta é “uma obra bela, digna, útil e funcional e, por isso, fica o agradecimento a todos os que contribuíram para que fosse possível estarmos hoje aqui nesta cerimónia”, disse D. António Francisco dos Santos. Passam 18 anos desde a ideia até à conclusão da obra, “tendo começado com um sonho do Padre Fernando Carvalho, ao qual foi dado continuidade com o Padre Mário Henrique e o Padre André Soares teve a missão de terminar, conferindo-lhe esta dimensão de proximidade”, salientou o Bispo do Porto.

“Deparamo-nos com muitas dificuldades financeiras e também burocráticas. Aqui torna-se importante fazer um agradecimento público à comunidade de Caíde de Rei que contribuiu financeiramente e, muitas vezes com grande esforço”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, lembrando o papel dos párocos e da autarquia, que atribuiu subsídios para apoiar a obra.

A tarde foi ainda marcada por uma homenagem que a Junta de Freguesia e a Paróquia de Caíde de Rei fizeram ao Padre Fernando Carvalho, através de uma escultura que ficou colocada junto ao Auditório Paroquial e Centro Paroquial.