A nova Central de Transportes de Penafiel vai entrar em funcionamento no dia 1 de janeiro de 2025, anunciou a autarquia depois de ter sido assinado o contrato com o consórcio de transportes públicos EXPRESSDIAGRAM, que integra as operadoras Valpi Bus e Rodonorte.
Com este acordo, “a Central de Transportes, localizada em Novelas, junto à Estação de Comboios, vai melhorar a eficiência da oferta de transportes públicos de passageiros e a intermodalidade no Concelho, tornando-se no principal polo de transportes públicos da região”, frisa o município, em comunicado.
Assim, o principal objetivo passa por “assegurar uma oferta de transporte público de qualidade à população, utilizando estas infra estruturas físicas existentes, de forma a garantir o conforto e condições adequadas para os passageiros”.
Pela Autoridade de Transportes, representada pela CIM Tâmega e Sousa, esteve presente na assinatura do contrato o secretário Executivo, Telmo Pinto, que deu nota de que a concessão de transportes públicos, ganha pela Valpi Bus, vai ter início em janeiro do próximo ano, possibilitando, desta forma, a entrada em funcionamento da Central de Transportes na mesma data.
Refira-se que, a VALPI Bus já tinha anunciado a construção de novas infra estruturas em terrenos que adquiriu junto à Central de Transportes e à Estação de Caminhos de Ferro, em Novelas, estando prevista a desativação da garagem localizada no centro da cidade até setembro do próximo ano.
A empresa está também “a fazer uma aposta na renovação da frota, com a compra de viaturas mais eficientes e movidas 100% a biodiesel avançado. Tudo isto está estimado num investimento de cerca de 10 milhões de euros”.
Para o autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, “com a construção da Central de Transportes, da via de acesso à EN106, do futuro Centro de Saúde de Penafiel nas imediações e da obra das rotundas junto à portagem da A4 e do acesso à zona industrial nº2, vamos dar uma nova vida àquela zona, ao mesmo tempo que promovemos o alargamento da cidade naquela direção”.
Já o Administrador da Valpi Bus, Nelson Lopes, assegurou que o objetivo da empresa passa por “dar a melhor oferta possível de transportes, tornando o transporte público mais atrativo através de um serviço de excelência.”
Obras das novas infraestruturas começam em breve
A empreitada de construção das rotundas no cruzamento da EN106 com a Zona Industrial Nº2 e acesso à portagem da A4 já tem visto do Tribunal de Contas e, por isso, deverá começar ainda este mês, revelou Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, à margem da assinatura do contrato.
Esta é uma obra que, “pelo seu caráter de urgência e por falta de resposta e de ação por parte das entidades competentes – Governo e Infraestruturas de Portugal (IP), vai ser assumida pela Câmara de Penafiel, num investimento de mais de um milhão e setecentos mil euros”, sublinha a edilidade.
Com estas infraestruturas o município vai “conseguir reduzir a sinistralidade numa zona muito sensível, de elevado perigo e sinistralidade”, diz ainda a autarquia, elencando que “a intervenção naquele troço, vai também permitir a redução do trânsito dentro da própria autoestrada, que, por vezes, chega a ficar congestionada na saída para Penafiel”.