O projecto ‘Nuno & Os Idosos’, que tem dinamizado várias iniciativas para combater o isolamento e solidão dos mais velhos, lançou agora um novo desafio para “continuar a amenizar os impactos provocados pela pandemia”.

Segundo Nuno Queiroz, assistente social que lidera o projecto, foram espalhados por várias instituições do distrito do Porto postais de Natal que foram realizadas por várias escolas do concelho de Valongo e não só, chegando a centenas de idosos.

“O objectivo é promover o contacto inter-geracional que se encontra restrito face às medidas de prevenção do Covid-19. Para além disso, permite criar novos laços e amizades entre os vários participantes, sensibilizando a comunidade para os desafios que estão inerentes”, refere, dizendo que a grande meta é “criar a ponte entre as várias instituições do país” e “iniciativas dinâmicas e criativas para que todos possam participar”.

Desta vez, participaram alunos da EB/JI da Bela (Ermesinde), Academia dos + (Espinho), Escola da Estação (Valongo), CESPU (Penafiel), Escola da Ilha (Valongo), Colégio de Ermesinde, IEFP (Delegação do Porto) e Escola Nova de Valongo.

Já as instituições aderentes, que receberam postais, foram de vários concelhos, incluindo Paredes, Penafiel e Valongo: Centro Social de Cete (60 idosos), Associação de Apoio à 3.ª Idade de Beire (55 idosos), Centro Social e Paroquial de Vilarinho (41 idosos), Centro de Dia Silva Escura (20 idosos), Centro Social e Paroquial de Sobrado (40 idosos), Associação Solidariedade Social Crestuma (35 idosos), Casa Povo Tabuado (42 idosos), Obra de Bem Estar Rural de Baião (50 idosos), Centro de Convívio e Apoio à Juventude e Idosos de Santa Leocádia (46 idosos), Centro Social e Paroquial de Vilela (41 idosos), Centro Social e Paroquial S. Martinho do Bougado (50 idosos), Associação de Solidariedade Social de Vila Cova (118 idosos), Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões (60 idosos), Centro Social S. Miguel (62 idosos), Centro Social Paroquial de Aguçadoura (64 idosos), Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (70 idosos), Associação Desenvolvimento Integral de Lordelo (75 idosos), Centro Social e Paroquial de Alfena (50 idosos) e Associação Emília Conceição Babo (80 idosos).