Valongo acolhe a primeira prova do Campeonato Nacional de Trial 4×4, este domingo, dia 13. À semelhança dos dois últimos anos, a pista foi construída junto ao Ecocentro, mas o circuito promete ser ainda mais duro do que nas edições anteriores. Destacam-se os obstáculos construídos com recurso à ardósia, elemento típico do concelho de Valongo, que se afirma cada vez mais como um destino privilegiado para a prática de desportos outdoor, diz nota de imprensa da autarquia.

O Campeonato Nacional de Trial 4×4 começa em grande com a maior lista de inscritos de sempre numa primeira prova, em quantidade e qualidade. As provas começam às 14h30 e a cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 18h15.

“A grande preocupação da organização este ano é o público. São cada vez mais as pessoas que marcam presença em cada prova de trial e os veículos todo-o-terreno são cada vez mais potentes, daí que seja necessário criar condições de excelência para o público ver o espectáculo da melhor forma, mas sempre em segurança”, salienta a Câmara de Valongo.

Esta primeira prova é uma organização a cargo do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Norte, sob a égide da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico Trial e Navegação 4×4 com o forte apoio da Câmara Municipal de Valongo.

Entre as 30 equipas inscritas estão os maiores nomes do trial 4×4 em Portugal. Emanuel Costa é um dos nomes mais sonantes da modalidade e vai estar em Valongo a competir na Classe Super Proto. Entre os seus adversários está Luís Jorge, piloto condecorado com o prémio carreira pela organização do CNTrial 4×4 na época passada, e que já foi por duas vezes campeão nacional de trial. Rui Querido, bicampeão nacional da antiga classe XL, agora denominada Proto, estará em Valongo para tentar revalidar o título. Vai correr contra Flávio Gomes, bicampeão nacional da antiga classe Absoluto (denominada Extreme em 2016). Na classe Extreme, o destaque vai para Pedro Alves, conhecido humorista português que vai estar aos comandos do seu Land Rover Defender. A classe UTV’s/Buggy’s conta para já com três inscritos, entre eles João Lopes. Com cinco títulos absolutos conquistados no Todo-o-Terreno – três nos Quad e dois nos UTV/ Buggy – o piloto de Torres Vedras vai nesta- temporada de 2016 competir no Campeonato Nacional de Trial 4×4.