A família de Ana Sofia, que tem Síndrome de Deleção do ADN Mitocondrial, conseguiu cerca de mil euros para poder comprar uma plataforma elevatória que custa 17 mil.

Esta doença faz com que algumas células não tenham capacidade de produzir energia suficiente, razão pela qual esta menina de Lousada afecta a fala, a locomação, entre outras actividades que não consegue realizar.

Para esta menina, andar é a limitação que levanta mais problemas, porque a Ana Sofia vive num apartamento e a plataforma elevatória iria ajudar a minimizar o problema.

Nos dias 16 e 17 de Julho decorreu um evento, denominado “Todos pela Ana Sofia”, que foi promovido pela autarquia de Lousada, em colaboração com a Lousada Séc. XXI, que dinamizou as aulas de pilates e hidroginástica.  

Foram “mais de 150 as pessoas que apoiaram esta causa, tendo sido angariados, até ao momento, com a realização do evento e campanha de doação cerca de mil euros para a aquisição da plataforma”, relata a edilidade.  

Quem quiser ajudar a Ana Sofia pode ainda dar o seu contributo nas Piscinas Municipais de Lousada e, em troca, recebem uma t-shirt.

De salientar que foi apresentada uma candidatura, com o apoio técnico da autarquia, à Associação Salvador, e que foi aprovada, resultando num apoio de financeiro em nove mil euros. Assim, as campanhas que estão a ser desenvolvidas têm como objectivo angariar o montante em falta.