Está a decorrer em Lousada uma campanha de sensibilização, designada “Produzido com Lixo”, destinada aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. O objectivo da iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lousada em articulação com a Suma – Serviços Urbanos de Meio Ambiente e a Associação de Municípios do Vale do Sousa, passa por “desconstruir a ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pela noção de resíduo, cujas matérias-primas devem ser aproveitadas e reintroduzidas no processo produtivo”, explica nota de imprensa.

“Com esta acção pretende-se alertar os mais pequenos para o facto de, dos 90% de resíduos produzidos passíveis de integrar a reciclagem no país, actualmente, apenas 20% serem encaminhados para esse fim”, refere o município de Lousada.

Por isso, a campanha em curso mostra os ganhos em recursos, energia, tempo e espaço, quando os materiais são devidamente encaminhados para a reciclagem, caracterizadas como “uma prática de inteligência e impulsionadora da economia”.

No âmbito da campanha, as crianças são relembradas sobre os procedimentos de triagem e acondicionamento para recolha selectiva de papel, embalagens de plástico e vidro, pilhas, óleos alimentares usados, pequenos electrodomésticos e resíduos orgânicos.

Segundo a Câmara de Lousada, foram já efectuadas visitas à maioria das escolas, no início do mês de Dezembro, com as crianças a receberem lanternas e folhetos com informação sobre esta campanha ambiental.

“A Câmara de Lousada tem apostado na área das campanhas de sensibilização ambiental junto da população, mas com principal enfoque junto dos mais novos”, sustenta a autarquia.