A Câmara de Valongo já arrancou com a distribuição das cerca de 100 mil máscaras laváveis e reutilizáveis à população prometidas há cerca de um mês.

“A Protecção Civil Municipal começou hoje a distribuição de máscaras comunitárias, certificadas e reutilizáveis, em todas as freguesias do concelho. As máscaras devem ser utilizadas em espaços públicos e em conjunto com todas as outras medidas de protecção contra a COVID-19: distanciamento físico, etiqueta respiratória e lavagem frequente das mãos e das superfícies”, adiantou a autarquia nas redes sociais.

Recorde-se que a Câmara anunciou, a 21 de Abril, que a partir de Maio ia fazer a entrega de conjuntos de três máscaras por habitação através das caixas de correio. Segundo a autarquia, o investimento municipal ascende a 200 mil euros. As máscaras estão certificadas pelo CITEVE e deverão ser todas entregues nos próximos dias.

“Entramos numa fase decisiva de desconfinamento, onde o comportamento de cada um é fundamental para proteger toda a comunidade e travar esta pandemia. Estamos a fazer tudo para que a adaptação à nova normalidade nos permita construir uma sociedade mais forte e coesa”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa. “O regresso às diversas actividades do dia-a-dia tem de ser feito sem medo, mas com cautela e segurança máxima e isso só é possível com equipamentos de protecção individual devidamente certificados pelas autoridades de Saúde e acessíveis para todos”, acrescenta.

* Notícia actualizada às 16h30 com mais informação

Publicidade