Foi aprovada, em reunião de executivo, a expropriação de dois terrenos, através de uma Declaração de Utilidade Pública, com carácter de urgência, para avançar com dois lanços da variante à EN15 que pretende libertar o centro da cidade de Valongo de trânsito pesado.

“Os sublanços 2 e 3 que agora se pretendem concretizar são um importante eixo de ligação para Alfena, Valongo e Campo, promovendo o descongestionamento do centro da cidade de Valongo, com redução do tráfego de atravessamento e aumento da segurança para veículos e peões. Fazem parte ainda de um projecto global de interligação entre a EN 15, a A4 e a ER 209, e surgem como uma alternativa à EN 15, via de tráfego intenso e que atravessa o centro da cidade de Valongo. Permitem ainda uma ligação célere a Alfena e à Maia através da designada Via do Lombelho”, descreve a proposta que passou na Câmara de Valongo e que justifica a expropriação, já que as negociações existiam desde 2018, mas não foi possível chegar a acordo.

O projecto tem início na Avenida dos Descobrimentos e fim na Avenida Dr. Fernando Melo, com uma extensão de cerca 713 metros. “Tem o intuito de dar continuidade a sublanços já existentes e prevê a execução de duas faixas de rodagem para cada sentido de trânsito, com separador central e passeios de 3 metros de ambos os lados”, refere o documento.

“Com esta obra pretende-se criar condições favoráveis para a circulação automóvel e pedonal, descongestionando os centros urbanos, permitindo uma melhor fluidez de todo o trânsito, e consequentemente, melhorando as condições de segurança, conforto e praticabilidade das deslocações”, acrescenta a mesma fonte.

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Os terrenos têm 719 e 3.493 metros quadrados. O valor estimado para a expropriação é de 330 mil euros.

“É uma obra importante para a mobilidade no centro da cidade. A retirada do tráfego pesado do centro da cidade é uma emergência” e vai permitir o reforço do comércio tradicional, com o aumento dos passeios e reforço de lugares de estacionamento, defendeu o vereador das Obras, Paulo Ferreira. “Esta variante é uma alternativa essencial. Quem vier de Ermesinde ou Gondomar poderá desviar por ali para Alfena, Campo ou Valongo, para a zona de Susão”, disse ainda.

O investimento na variante será feito através do contrato de urbanização com duas empresas, um deles o centro logístico contestado em Lagueirões. “Em vez do pagamento das licenças vão fazer a rua”, explicou o vereador.

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