Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Discutia-se em Assembleia Municipal o papel das câmaras na limpeza da floresta quando Antonino de Sousa anunciou a intenção de candidatar-se, novamente, à criação de uma equipa de sapadores florestais.

O autarca lembrou que o município de Penafiel já fez uma candidatura nesse sentido, mas não foi contemplado porque só foram criadas 20 equipas em todo o país.

“O Governo aprovou agora mais uma candidatura para mais 100 equipas de sapadores florestais e refere que o objectivo é constituir 500. A postura mudou num curto espaço de tempo”, criticou.

“Vamos voltar a tentar constituir uma equipa de sapadores florestais, mas ela já podia estar a trabalhar na limpeza e a apoiar os proprietários nessa tarefa”, argumentou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Essa equipa teria como objectivo trabalhar, ao longo de todo o ano, na prevenção, limpeza e desmatação dos terrenos, apoiando a autarquia na prevenção de fogos florestais.

O autarca já se tinha mostrado crítico em relação à postura do Governo nesta matéria no ano passado, durante o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa. “Apresentamos uma candidatura para a criação de uma equipa de sapadores. Infelizmente, apesar de ter sido pontuada com uma boa nota, não foi aprovada. Todos os dias ouvimos na comunicação social que é preciso apostar na prevenção, mas não há recursos para apoiar uma equipa de sapadores florestais para uma câmara municipal”, sustentava na altura, lembrando que o concelho de Penafiel tem a segunda maior mancha florestal do distrito do Porto.

Durante a Assembleia Municipal, Antonino de Sousa adiantou ainda que está a ser preparado o plano operacional municipal para fazer face à época de incêndios, mas sustentou que o mapa de prioridades do Governo não coincide com o da autarquia.

Recorde-se que o Governo definiu freguesias de 1.ª e 2.ª prioridade no âmbito da estratégia de prevenção de incêndios. Em Penafiel, na lista de primeira prioridade com obrigatoriedade de a limpeza dos terrenos concluída até 15 de Março estão as freguesias de Canelas, Capela, Fonte Arcada, Lagares e Figueiras e Valpedre. Na lista de segunda prioridade, em que a limpeza dos terrenos tem de estar concluída até 31 de Maio, estão ainda Eja, Luzim e Vila Cova e Peroselo.